Essa é uma frase colocada na boca de Jesus pelos três evangelhos chamados sinóticos:

Mateus 19,13-15:

Naquel3e momento, foram-lhe trazidas crianças para que lhes impusesse as mãos e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. Jesus, todavia, disse: "Deixai as crianças e não as impeçais de vir a mim, pois delas é o Reino dos Céus". Em seguida impôs-lhes as mãos e partiu dali.

Marcos 10,13-16:

Traziam-lhes crianças para que as tocasse, mas os discípulso as repreendiam. Vendo isso, jesus ficou indignado e disse: "Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus. Em verdade vos digo: aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele". Então, abraçando-as, abençoou-as, impondo as mãos sobre elas.

Lucas 18,15-17:

Traziam-lhe até mesmo as cirancinhas para que as tocasse; vendo isso, os discípulos as reprovavam. Jesus, porém chamou-as dizendo: "deixai as criancinhas virem a mim e não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus. Em verdade vos digo, aquele que não receber o Reino de Deus como uma criancinha, não entrará nele".

 

Todas as 3 passagens tem a ver com o Reino de Deus. Ele pertence às crianças. Trata-se de uma frase inclusiva. Podemos dizer que o Reino pertence também às crianças. Todavia Mateus e Lucas aproveitam do episódio para sublinhar que o modo de ser da criança serve como uma metáfora para todo o cristão. É preciso receber o Reino como uma criança! 

 

3 possíveis interpretação que se complementam

1. Para entender o que Jesus quer dizer que é necessário ser como uma criança para receber o Reino, penso seja fundamental ler outra passagem, presente em Mateus 18, quando Jesus coloca uma criança no meio da roda e diz: "Se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus" (Mateus 18,3). Na mesma linha poderíamos ler o diálogo de Jesus com Nicodemos, em João 3, quando Jesus diz que é necessário nascer de novo e Nicodemos contesta: "Como pode um homem nascer, sendo já velho?"

Uma criança confia sem refletir. Não consegue viver sem ter confiança em que lhe está próximo. Não é uma virtude, mas uma realidade vital. Por isso, para encontrar Deus precisamos ter um coração espontaneamente aberto.

 

2. A frase grega que segue a sua questão, em Marcos e Lucas, pode também ser lida "acolher o Reino de Deus como se acolhe uma criança", pois o verbo usado tem o sentido de "acolher alguém", como em Marcos 9,37, quando Jesus fala em "acolher uma criança". Neste caso Jesus compara a acolhida de uma criança com a acolhida da presença de Deus. Existe uma relação secreta entre o reino de Deus e uma criança.

 

3. No versículo citado acima, Marcos 9,37, o contexto é aquele em que alguns discípulos discutiam quem devia ser o maior. Então Jesus toma uma criança e coloca no meio, dizendo: "Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos" (...) Aquele que receber uma destas crianças por causa do meu nome, a mim recebe." Jesus, no fundo, está pedindo uma atenção prioritária para quem é frágil, para quem não tem o necessário, para os menores.