Fabina, não há nada de mal em observar a fase da lua para realizar certas ações. Não há dúvidas, graças aos avanços dos estudos científicos, que a fase da lua influencia a vida na terra. O elemento mais evidente é a presença da luz durante a semana de lua cheia. É óbvio, por exemplo, que se há luz, as plantas crescem mais rápido. Por isso, por exemplo, se aconselha a plantar, nesse período, verduras que tem sua importância na qualidade das folhas, como o alface. Enquanto que, para plantas que precisam desenvolver as raízes, o período ideal é quando não há luz, na lua minguante por exemplo. Essa era uma sabedoria que nossos pais agricultores tinham e que hoje é confirmada pela ciência.

Não sei responder sobre as consequências da lua no crescimento do cabelo, mas não excluo que a força da gravidade, modificada pela presença da lua, possa influenciar.

 

O mais importante nessa questão é não incluir a Bíblia. Às vezes pensamos que se algo não aparece na Bíblia não é verdade ou deve ser excluída das nossas vidas. Essa atidude não é legítima e pode até indicar o grau do nosso fundamentalismo. A Bíblia nos ensina coisas fundamentais, mais importantes do que isso. Nos ensina, por exemplo, que devemos ser abertos ao progresso da ciência, pois lá na criação Deus dá ao ser humano a graça de continuar e ajudar na obra iniciada por Ele. É claro que esse progresso não é incondicional, mas deve ser guiado pelos princípios cristãos. A crença na influência da lua em nossas vidas não contrasta os princípios cristãos.