Olá Adriano Edson de França de Sete Barras / SP!

Respondendo a pergunta como foi formulada, devemos responder que a Oração do Pai Nosso aparece em dois evangelhos que estão na Bíblia:

 

1. Mateus 6, 9-14 assim descreve a oração:

9 -Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

10 - venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

11 - o pão nosso de cada dia nos dá hoje;

12 - e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;

13 - e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]

 

2. Lucas 11,1-4 assim descreve a oração:

1 Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.

2 Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;

3 dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;

4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, (mas livra-nos do mal.)

 

Complementando a pergunta

 Como encontramos quatro evangelhos de Jesus que são como uma “biografia de Jesus” é natural que apareçam neles repetições de palavras de Jesus, orações, parábolas, milagres, etc. Houve um momento na história do estudo dos evangelhos que alguns estudiosos quiseram fazer dos quatro evangelhos apenas 1 evangelho, e neste teria tudo o que fora escrito de Jesus. Se isto tivesse sido aceito perderíamos uma enorme riqueza interpretativa das comunidades que em diversas partes do Império Romano começam a viver segundo a palavra de Jesus.

O Pai Nosso em Mateus, aparece em um contexto da Comunidade de Jerusalém formada pelos judeus que buscavam praticar a justiça segundo as orientações do judaísmo: esmola, oração e jejum.  A oração do Pai Nosso nos coloca em contato com o Pai, a modo de Jesus que se dirige a seu Pai, ele nos ensina a rezar, passando ser esta oração a de todos que se comprometem com o projeto de Jesus. No Pai Nosso está o modelo de oração cristã, fonte de espiritualidade de todos aqueles que pertence ao grupo de Jesus. Ainda que no Novo Testamento encontramos varias vezes Jesus orando com os discípulos, nunca os descreve usando essa oração do Pai Nosso, assim se tem dúvidas da importância que ela teve originalmente.

O Pai Nosso em Lucas (11,1-4), esta incluído dentro de um verdadeiro catecismo e apredizagem de oração. Os mestres daquela época ensinavam seus discípulos a rezar, assim foi com João Batista, assim foi com Jesus. O evangelho de Lucas, escrito em Antioquia se dirige aos pagãos convertidos e que precisavam apreender a rezar e devem ser encorajados. O texto de Lucas em Lc 11,1-13, podemos destacar três aspectos da oração: oração cristã (11,1-40), constância na oração (11,5-8) e confiança na oração (11,9-13). Lucas é mais curto na apresentação do Pai Nosso, ao contrário de Mateus que é mais extenso (uso litúrgico). Lucas além de apresentar um pedido para que Jesus ensinasse a rezar, vamos encontrar um endereço (Pai Nosso) e cinco pedidos.

A oração do Pai Nosso passou ocupar um lugar especial a partir do ano 70 dC, em que aconteceu a destruição do templo e o Judaísmo passou a ser dirigido pelos fariseus, a partir da Sinagoga. Estes exigiram que os cristão optassem pela Sinagoga ou pela Comunidade Cristã. O cristianismo teria que buscar sua própria oração, para não ser considerado simplesmente uma seita do judaísmo. A oração do Pai Nosso passou a ser diferencial do povo «novo» do «velho» neste ponto da história. A comunidade cristã segue seu caminho e passou a adotar sua liturgia própria e oração.