A resposta a esta pergunta está intimamente ligada à divindade de Jesus, coisa em que nós cristãos acreditamos e é o fundamento da nossa fé. Ou seja, Jesus não é um profeta, mas o próprio Deus que se fez homem. Não há um escritor em particular que tenha sido o responsável por identificar Jesus como Deus, mas se trata de algo comum no Novo Testamento. Para os autores dos textos cristãos da Bíblia, não há nenhuma dúvida que Cristo é Deus.

 

Na Bíblia esse princípio é amplamente transparente, sendo uma constante nos escritos do Novo Testamento.  Basta tomarmos, por exemplo o Evangelho de João para basear a nossa fé em textos concretos:

João 1,1: No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.
João fala da origem do Verbo, da origem de Deus. Um pouco mais adiante sublinha que o Verbo é Jesus:
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e nós vimos a sua glória, glória que ele tem junto ao Pai como fioho único, cheio de graça e de verdade (João 1,14).

João 8,58:  Jesus disse: "Em verdade, em verdade, vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou".
Os judeus por causa dessas palavras, pegam pedras para apedrejá-lo

João 10,30: Eu e o Pai somos um.
Essa passagem, a primeira vista, não prova nada. Todavia, se observarmos a reação dos judeus, fica evidente que Jesus está dizendo que ele é Deus. Eles, de fato, também nesse caso querem lapidá-lo, por blasfêmia, dizendo: "sendo apenas homem, tu te fazes Deus" (João 10,33).

João 20,28: Respondeu-lhe Tomé: "Meu Senhor e meu Deus".

 

Além dessas passagens do quarto Evangelho, há outros textos que podemos usar para fundamentar a divindade de Jesus.

Tito 2,13: ... aguardando a nossa bendita esperança, a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Cristo Jesus.

2Pedro 1,1: Simão Pedro, servo e apóstolo de jesus Cristo, aos que receberam, pela justiça de nosso Deus e Salvador jesus Cristo uma fé de valor igual à nossa...

Hebreus 1,8: Ao Filho (Deus), porém, diz: O teu trono, Ó Deus, é para os séculos dos séculos.

 

Outra argumentação que poderíamos, para terminar, abordar é aquela da adoração. Apocalipse 19,10 diz: É a Deus que deves adorar! E encontramos inúmeras passagens que mostram como Jesus era adorado (Mateus 2,11; 14,33; 28,17; Lucas 24,52; João 9,38), sem que ele protestasse, revelando a própria consciência da sua divindade.