Olá Marco A. M. Peixoto de Parobé!

O livro dos Salmos é considerado um dos livros da Bíblia que utilizamos para nos aproximar de Deus através da oração. Os Salmos são lidos nas comunidades, cantados em nossas celebrações, não existe manifestação pública de oração sem os salmos.

 

Este salmos 101 versículo3 podemos num primeiro passo conhecê-lo em sua forma literária pelo texto, para depois num segundo passo atualizá-lo em oração.

 

Literalmente este salmo de David o 101 é apresentado pelas traduções Bíblicas que temos com os seguintes títulos: a Bíblia tradução Almeida intitula o “Modelo de bom Rei”, na Bíblia de Jerusalém o título do salmo 101 é “O espelho dos príncipes” e a Bíblia Sagrada, nova tradução na Linguagem de Hoje, da SBB, coloca o título do salmo como “promessas de um rei. Salmo de Daví”. Busco inspiração em três traduções porque no título do Salmo encontramos indicações para a mensagem.

 

Olhando o conjunto do salmo podemos dizer que este Salmo de Davi o 101 segue o pensamento dos Salmos anteriores. Deus é santo e justo em tudo o que faz. Seus servos, que o amam devem imitá-lo. Apresentando o Rei Davi, como servo e temente a Deus o salmo promete exaltar aqueles que são justos e indica a destruição como destino dos perversos.

 

Atualizando o salmo

Na leitura do salmo devemos ter em mente as aplicações dos mesmos princípios que o salmo exalta em nossa vida. Sabemos muito bem não somos reis, como o Rei Davi, nem príncipes deste mundo, mas devemos manter uma vida correta e exaltar os que vivem deste modo. Não matamos os ímpios, como os reis faziam na antiguidade, mas devemos conservar a integridade da Igreja, a casa do Senhor.

 

Podemos entender como personagem do versículo três o Rei, ou mesmo um Príncipe que aspire diante de Deus viver uma vida honesta, correta em sua casa. Entretanto procurando atualizar este salmo para a vida, julgo que podemos dizer que este Rei ou príncipe seja cada um de nós que buscamos a Deus vivendo uma vida justa, correta, e sendo temente a Deus. Quem ama a Deus defende a sua casa, conforme o versículo três.

“Não porei cousa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará” (Sl 101,3)