Oi, Edson. Na Bíblia existem muitas promessas e não é fácil contá-las. Há, por exemplo, uma edição da Tradução do Almeida que destaca mais de 1100 promessas dividias em 71 temas (Bíblia de Promessas - King Cross Publicações).

 

Há muitos modos de ler as promessas. Isso influencia também uma eventual contagem. Não creio seja importante chegar a esse resultado. Poderíamos, por exemplo, centralizar a nossa reflexão na promessa central: Deus promete enviar o próprio filho para salvar a humanidade. Essa promessa, anunciada pelos profetas no Antigo Testamento, se realiza plenamente no novo testamento. Por sua vez, Jesus nos prometeu que, se formos suas testemunhas, preparará um lugar especial para nós no Reino dos Céus.

 

Uma leitura exclusiva desse tema pode esconder um risco: pensar a religião como um tipo de mercado. A lógica, nesse caso, seria: Deus oferece um produto e eu, como seu seguidor, pago um preço por ele. Após pagar determinado preço, mereço a minha recompensa, muitas vezes considerada como bem estar ou prosperidade. Essa, obviamente, não é a lógica de Deus. De fato há tantos santos que vivem, em termos de prosperidade material, em modo miserável. Se a lógica da promessa -> seguimento -> recompensa funcionasse, essa realidade não existiria.

 

Na outra resposta presente no site, há leitores que dão números de promessas presentes na Bíblia. Mas, como disse, não perca tempo fazendo essa investigação.