Olá Daniel! De São Sebastião do Umbuzeiro.

 O uso ou não de tatuagem e como ver as pessoas que usam, começa a fazer parte das nossas conversas. Sempre nos perguntam o que a Bíblia a palavras de Deus fala sobre o uso de tatuagem.

 

O uso da tatuagem começou a se intensificar faz uns 20 anos e olhávamos com restrições e não víamos com bons olhos as pessoas que usavam. A televisão nos mostrava pessoas com tatuagens enormes, cobrindo boa parte do corpo, com figuras exóticas e nome que não inspiravam nada de bom. Depois passou para as gangues de ruas, rapazes e moças começaram a usar, e alguns até exageravam e cobriam largos espaços da pele do corpo.

Reportagens de televisão alertavam do perigo, a contaminação na incisão, as tatuagens que não poderiam se tirar mais etc. Hoje seu uso se tornou mais generalizado e menos agressivo para boa parte dos usuários, entretanto a pergunta para nós tementes a Deus, permanece o que a Bíblia nos diz sobre este uso. Afinal é permitido ou não.

 

O livro do Levítico 19,28 fala de tatuagem ou também marca.

 Para entender melhor e dar uma resposta à questão busquei duas traduções de Bíblias católicas e duas traduções protestantes e o que anotaram ao pé da página. Vai ser uma amostragem, poderíamos abordar muito mais:

Bíblia de Jerusalém assim traduziu do original:

"Não fareis incisões no corpo por algum morto e não fareis nenhuma tatuagem. Eu sou Iahweh...".

Comentário de rodapé: "Os vv. 27 e 28 proíbem os ritos de luto, considerados como marcados pelo paganismo (cf. ainda 21,5; Dt 14,1). Contudo, a sua prática é largamente confirmada (Is 3,24.....) e a referência deste rito em Ez 7,18 mostra que, apesar desta condenação, continuaram a ser praticados, talvez porque se lhes atribuía uma significação religiosa de caráter penitencial (cf. Is 22,12)".

A Bíblia da CNBB assim traduz o texto hebraico:

 “Não vos façais incisões no corpo por causa de um morto, nem marcas de tatuagem. Eu sou o Senhor”

Comentário de Roda pé: “Alusão a certa moda pagã”.

Thompson:

"Pelos mortos não fareis incisões no vosso corpo, nem fareis marcaalguma sobre vós Eu sou o Senhor...".

JFDA - ed. Revista e Corrigida

"Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós...".

Olhando alguns dicionários de Teologia encontramos explicações para a palavra tatuagem ou também marcas, com significado importante. Vejamos o que este autor diz:

J. D. Douglas:

"Outra palavra que é geralmente traduzida como “marca” ocorre apenas uma vez na Bíblia: qa´qa. Sua etimologia é obscura, mas em Lv 19:28 provavelmente se refere a tatuagem que, juntamente com os ferimentos propositais na carne (isto é, “incisões”ou “lacerações”), os israelitas foram proibidos de fazer. Tal proibição provavelmente salienta o fato que essas marcas tinham associações pagãs e mágicas".

Fonte: O Novo Dicionário da Bíblia - Edição em 1 Volume ed. Vida Nova; pg.997-998

 

O autor Champlin na Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia explica tatuagem desta forma: sua origem e do taitiano “tatau”, que significa "marca", "sinal". Provavelmente não tenha alusão direta à técnica da tatuagem, nas páginas da Bíblia.

 

Os tradutores da Bíblica de Jerusalém e CNBB, como vimos acima traduziram a palavra hebraica por tatuagem ao invés demarca que vamos encontrar nas traduções protestantes

 

A palavra “tatuagem – marca”, vamos encontrar uma única vez na Bíblia, os entendidos chamam este fato de Hapax legomena.

Só o contexto cultural nos fala a respeito da permissão ou não de fazer tatuagem.

 

A Bíblia mostra o fato da tatuagem, ou marca como sendo um costume pagão se auto-flagelar numa espécie de luto pelos mortos.

A interpretação deste versículo passa pela compreensão que a tatuagem nas nações pagãs se ligava aos ritos religiosos pagãos.

Fonte: "Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia - Volume 6"; ed. Hagnos; pg.324-325.

 

Concluindo:

Portanto, o uso da palavra "tatuagem" na tradução do texto é apenas possibilidade, e não um absoluto. E, mesmo que fosse nesse caso "tatuagem" a palavra certa no contexto em que foi escrito o fato ele estava ligado os antigos rituais pagãos.

Penso que a proibição ou não de se fazer tatuagem hoje, buscando para isto inspiração bíblica, pode ser entendida da seguinte forma. Uma tatuagem que se identificam como hostil a Deus e a sua palavra deve ser rejeitada. Ou mesmo que lembrem organizações que praticam o mal deliberadamente. Ou que a tatuagem venha causar danos físicos a pessoa ou mesmo enfermidades. Agora um adolescente que faz uma tatuagem, colocando o nome de sua namorada, ou de alguém que o inspire, ou mesmo um símbolo que lembre algo bíblico ou da pratica do bem, não haveria razão de se armar uma confusão com este jovem.

 

Nota: Já existem no site várias respostas sobre tatuagem remeto a algumas que vale a pena conferir: