JESUS NÃO NASCEU EM 25 DE DEZEMBRO.

O evangelho de Lucas 2,8-11 narra o nascimento de Jesus: "Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas. Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo, mas o anjo disse: - Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de David, nasceu o Salvador de vocês - o Messias, o Senhor!" (Lc 2,8-11) .

 Mês de dezembro em Israel é Inverno
Sabemos que no Oriente Médio, na Palestina, o mês de dezembro é pleno inverno e o dia 25 de dezembro faz muito frio na região e ninguém fica exposto ao tempo, mas os pastores e os rebanhos se recolhem nas grutas, abundantes na região, para se abrigarem e estarem em torno do fogo. Nesta época os pastores não se expunham ao frio permanecendo no campo com seus rebanhos numa noite de Inverno. No início de outubro na região inicia as chuvas e com elas vem o frio e no mês de Novembro os pastores já não vão mais ao campo, porque  é  Inverno e não existem mais pastagens para os rebanhos tudo se torna inseguro e perigoso para o rebanho.

O evangelista Lucas no seu evangelho em 2, 1-3 fala que José e Maria estavam indo de Nazaré, na Galileia, para a cidade Belém que ficava na região da Judéia, porque o imperador Cesar Augusto através de um Edito havia decretado para que todos se alistassem em sua cidade natal, a fim de que fosse feita uma contagem geral da população (recenseamento). Na realidade isto serviriam não só para controlar o numero de habitantes mas para saber como estava a cobrança dos impostos. Pergunta-se neste momento porque o imperador Cesar Augusto faria o recenseamento justamente no Inverno, com todas as adversidades de locomoção? Também se poderia perguntar por que Deus faria que seu filho Jesus nascesse no período Invernal, onde não havia condições humanas favoráveis para se caminhar por montes e desertos numa distancia de mais de 100 km até Belém?

 Um Natal acontecido em final de setembro/outubro
Olhando os comentário do nascimento de Jesus encontramos argumentos de muitos estudiosos que falam que o nascimento de Jesus teria acontecido durante a da Festa dos Tabernáculos, final de setembro, e ainda dizem que "Jesus não podia ter nascido em Dezembro, que é um mês de muito frio na região com possibilidade de cair neve em Jerusalém, durante o qual nenhum rebanho estaria nos campos, por ser inverno e não existir pastagens.

 Como surgiu a data em 25 de dezembro?
Se a data de 25 de dezembro não é a do nascimetno de Jesus, quem escolheu e porque foi escolhida esta data? As festas Romanas influenciaram a data do Natal. O Império Romano celebrava em Dezembro a festa dos Saturnais, dedicada ao deus Saturno, com duração de quatro dias. Esta festa era uma espécie de carnaval e se dava na época do Inverno. Acontece um sincretismo com a festa a Baal, um deus dos Cananeus, considerado o deus das montanhas, das tempestades e da chuva. Em sua mão estava o poder de provocar as chuvas, o nascimento das fontes e a fertilidade da terra. Com o avanço do Império Romano na conquista do mundo antigo, essa divindade acabou entrando no panteão romano, através de escravos importados e mercenários sírios. Os Romanos nunca tentaram extinguir as religiões dos povos conquistados mas eram incorporadas junto as Romanas. Eles sempre foram a favor das "novas experiências espirituais".

O deus Mitra – deus indo-iraniano era apreciado pelos soldados romano, onde participavam em recintos fechados dos chamados de "Mithraeum” muito comum na cidade de Roma. Era uma religião de iniciação secreta, com graus semelhantes aos existentes na maçonaria que hoje existe.

 Substituições de nomes e significados para o dia 25.
A comunidade cristã cristianizou a festa dedicada a Mitra adorado como deus-sol e comemorando entre os dias 24 e 25 de Dezembro. O Imperador Aureliano (212-275 d.C), imperador de Roma, estabeleceu, no ano de 273 d.C. O Deus Baal e Mitra conhecidos e cultuados pelos romanos como o dia do nascimento do Sol em 25 de Dezembro – "Natalis Solis Invicti" – que significa: "nascimento do Sol invencível". Os romanos estando presente em toda a região do mediterrâneo e na Ásia, incorporando os deuses destes povos conquistados uniram os deuses e enfatizar o culto ao Sol. Com o avanço do cristianismo no império romano e o surgimento de Constantino (313-337 d.C.) – imperador de Roma e a religião cristã se tornando oficial do Império aconteceu a substituição do Deus Sol por Jesus Cristo.

 A acontecimento da batalha de Mexêncio
Conhecemos este episódio da batalha de Mexêncio, o Imperador Constantino teve uma visão da cruz contra o sol, e uma mensagem que dizia, "com este sinal vencerás". Constantino era adorador do deus Sol, (conta à história que ele só se batizou cristão no final de sua vida). Conseguindo a vitória, Constantino, deu apoiou os cristãos e decretou o Édito de Milão em 313, dando liberdade de culto aos cristãos e trocando, a perseguição pela tolerância tão desejada. Sua mãe Santa Helena convertida ao cristianismo, passou a apoiar a construção de muitas Igreja. Lembramos as inúmeras Igreja que foram edificadas por Constantino na Palestina, terra de Jesus. Constantino "legalizou" o cristianismo perante o mundo pagão. Como adorador do Sol, não resta dúvida a sua influência: ele fez do dia 25 de Dezembro uma festa cristã, para que se celebrasse o nascimento de Cristo. Ele fez da festa de Mitra, Baal, Osíris, Apolo e outros deuses existentes pela imensidão do Império Romano, a festa do nascimento de Cristo – Uma forma de sincretismo religioso.

Concluindo
Pelas razões apresentadas e conhecidas no texto bíblico nesta época invernal na região da Palestina  o nascimento de Jesus não aconteceu. Provavelmente foi na ocasião da festa dos tabernáculos. A data precisa do dia do nascimento de Jesus a Bíblia não nos fornece. Os primeiros cristãos não celebravam seu nascimento nesta época porque consideravam a comemoração de aniversário um costume pagão. Somente mais tarde que foi oficializada esta data como forma de suplantar um culto pagão ao Deus Sol