Olá Marília de Muriae!

A pergunta nos remete para o Antigo Testamento no período do Exílio de Israel e Judá na Babilônia. O Rei da Babilônia Nabucodonosor desfechou vários golpes a Jerusalém conquistando e deportando seus habitantes para a Babilônia. Os Babilônios destruíram o Templo, saquearam os seus tesouros e enviaram a população para o cativeiro. O livro das crônicas descreve estes acontecimentos. A população judaica ficou espalhada por todo o império Persa. Somente após muitos anos que os judeus começaram novamente a se organizar e pensar em um possível retorno. Isto só vem acontecer depois da conquista do Império Babilônico por de Ciro II por volta de 539 a.C.

 

Ciro teve uma atuação política diferente dos Babilônios, e permitiu que a maioria das tribos e nações sob o controle dos Persas retornassem aos seus locais de origem.

 

O Edito de Ciro em 539 a.C.

A permissão para os Judeus voltarem a Jerusalém esta registrado no Edito de Ciro, no ano de 538 a.C. Permitindo o retorno dos Judeus para Judá. No livro de Esdras Cap. 1, 2- 4, encontramos os detalhes deste conhecido Edito.

 

Ciro deu a permissão aos Judeus retornarem a Judá e inclusive ajudou-os reconstruírem o templo em Jerusalém e devolveu os objetos sagrados que o Rei Nabucodonosor havia saqueado.

 

O livro do profeta Isaias considera Ciro como aquele que foi ungido por Deus e salvador dos Judeus (Is 45,1).