Olá Thyago!

Para mim veio logo em mente à conhecida Parábola, do Fariseu e Publicano. Penso que muitas vezes já lemos na Bíblia, ouvimos muitos comentários nas Igrejas sendo uma passagem que pode nos ajudar muito na proximidade com Deus.

A Parábola do Fariseu e Publicano encontramos no Evangelho de Lucas 18,9-15.

 

Quem eram esta duas personagens da Parábola:

 

Os Fariseus

Os Fariseus eram um grupo de pessoas influentes no Judaísmo e estudiosos da Lei Judaica. Possuíam grande zelo pelas tradições judaicas, cumprindo meticulosamente as práticas religiosas do culto e das cerimônias, aparentavam ser devotos e fiéis observadores dos princípios religiosos que defendiam. Na realidade eram apenas conhecedores da Lei mas não praticavam eram mesquinhos, duros de coração e orgulhosos.

 

Os Publicanos

Os Publicanos conhecidos e malquistos como arrecadadores de impostos públicos, exigidos pelos romanos ao povo judeu eram corruptos na sua função e faziam fortuna, pelo abuso das cobranças.

 

Ensinamento da Párabola:

Os dois estão rezando no Templo e o conteúdo de suas orações é o resultado do auto-exame.

 

A oração do FARISEU foi longa e de auto-justificava, ele fez uma prestação de contas,um culto a si próprio. Tinha uma postura firme e segura. Para ele Deus fazia apenas parte do cenário.

Concluindo: Não possuía humildade e nem arrependimento.

 

A oração do PUBLICANO era consciente do erro e que nem digno era de estar com os outros. Sentia-se no pó. Sabia que era pecador e precisava de perdão,clamava por misericórdia. Seu relacionamento é de si para com Deus. Está não naquilo que ele é,mas sim, naquilo que Deus é o Todo Poderoso Senhor do Universo.

Concluindo:

O Fariseu tem o reconhecimento público.

O Publicano tem o reconhecimento de Deus que o Justifica

A Parábola nos diz que o pecado nos afasta de Deus e coloca obstáculos que precisam ser removidos através do arrependimento. Só assim novamente estaremos com Deus.