Raquel, a única informação que sabemos sobre o profeta Joel (“Yahweh é Deus”) se encontra no primeiro versículo do seu pequeno livro, que indica que foi escrito por ele, que era filho de Petuel. Portanto podemos afirmar que não sabemos de nenhuma amizade do profeta com qualquer rei.

Quanto à data de seu ministério, existem apenas hipóteses dos biblistas e nenhum dado garantido. Alguns dizem que o livro é ambientado no século IV antes de Cristo. Nesse caso não temos mais os reinos de Israel e Judá. Outros, invés, defendem que viveu no IX século antes de Cristo, provavelmente no tempo do rei Joás, de Judá, por volta dos anos 835-805 a.C. Tal hipótese se baseia no fato que Joel parece conhecer um episódio narrado em 2Reis 11, quando a adoração a Deus foi restaurada pelo Sumo Sacerdote Joiada. No reino do norte, nesse período tivemos dois reis: Jehu (842-815) e Joacaz (815-801).

Há duas situações que caracterizam o livro, uma praga de locustas e uma grande seca. São duas realidades que aconteciam frequentemente em Israel e que, obviamente, não bastam para situar na história o livro do profeta.

Quanto à mensagem, sublinha-se o tema do “Dia de Yaweh”, citado 5 vezes (1,15; 2,1.11.31; 3,14).