Olá Lucas !

Esta pergunta é muito ilustrativa e retrata um milagre de Jesus realizado em uma cerimônia de casamento em Caná da Galiléia. O evangelista João narra o fato como sendo o primeiro milagre de um conjunto de sete milagres, que aparecem no evangelho de João. Os sete milagres mostram que Jesus tem poder sobre a obra que ele criou. Ele tem poder de transformar a água em vinho, de Ressuscitar Lázaro, de curar o paralítico, de saciar a fome da multidão, de dominar a natureza.

 

Quem estava lá em Caná da Galiléia?

A tua pergunta Lucas, penso eu, indaga a respeito das pessoas (círculo de Jesus) que estavam lá. O próprio texto é claro é nos indica as pessoas que ali se encontravam. Estavam neste casamento: Jesus que foi convidado com os discípulos e a Mãe de Jesus. Além do grupo de Jesus encontramos todo o conjunto de pessoas que envolvem uma cerimônia de casamento: noivos, pais, amigos, parentes, serventes e conhecidos. Penso que na leitura atenta da narrativa do milagre, encontramos uma simbologia muito rica e ilustrativa.

 

Algumas simbologias que aparecem na narrativa.

- A narrativa inicia-se com a indicação, “no terceiro dia”. O uso de símbolos é próprio dos escritos Joaninos e na descrição deste milagre não é diferente. Esta é a semana inaugural e contando os dias segundo o texto este seria o sexto dia. João na abertura do evangelho reapresenta a semana descrita na criação do Universo e da criação do ser humano por Deus no livro do Genesis, tudo acontece em uma semana “e no sétimo dia Deus descansou”.

- Fala ainda o texto da presença da Mãe de Jesus. Jesus utilizando uma linguagem muito estranha chama sua mãe de “Mulher”. O fato é interessante, pois a Mãe de Jesus passa agora a representar um grupo, todos aqueles que são fiéis a Deus e obedecem a Jesus.

- Na Bíblia vamos encontrar as imagens do casamento como a aliança entre Deus e seu povo: fidelidade, amor e ajuda. Este casamento em Caná passa ter um simbolismo muito grande, pois mostra que o verdadeiro esposo da humanidade é Jesus o salvador.

- Ainda vamos encontrar a imagem dos seis potes de água, João não fala em sete potes que seria o número da perfeição, mas seis potes porque simbolizam a lei que não salva, é Jesus que salva.

 

Concluindo:

Caro Lucas continue lendo e anotando o texto. O milagre das bodas de Cana é muito importante e nos desperta do sono da inércia para o seguimento de Jesus.