Este texto ao qual você se refere vem logo depois da segunda promulgação da Lei, que é uma releitura de Ex 20, 1-17, a fim de que o povo ao entrar na terra prometida vivesse de acordo com o que Deus pedia. Por isso mais uma vez precisamos ver o contexto em que o texto está inserido. Antes é preciso perceber que Dt 6,4 é considerado uma das principais advertências ao povo de Israel: Ouve, Israel! É o: Shemá, Israel! Que diariamente os judeus recitam.

 

O povo israelita deve ter toda sua atenção voltada unicamente para Deus, para ouvir a Deus. O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Porque foi Ele quem nos tirou da escravidão do Egito. E por isso não podemos ter diante de nós outro deus. A retribuição a Deus só pode ser feita com a indicação que está em Dt 6,5: Amarás o Senhor teu Deus com todo teu coração, com toda tua alma e com todas as tuas forças. Resumindo toda tua atenção deve estar unicamente dirigida a Deus que ouve o grito de dor, sente esta mesma dor do povo quando escravo no Egito e por isso desce, se desinstala para libertar o povo (Ex 3,7-10). Esta é a lembrança que o povo deve ter sempre em mente e que por isso precisa dedicar a Deus seu amor incondicionalmente.

 

Como a memória muitas vezes pode enfraquecer depois de algum tempo nas gerações posteriores e que não vivenciaram esta libertação de Deus no Egito, é preciso escrever deixar registrado o que Deus recomenda em Dt 5. Ainda mais a necessidade de informar, de instruir os filhos de geração em geração, a respeito dos feitos de Deus em favor do povo no Egito. É a memória desta ação de Deus que não pode ficar esquecida, instruir quando sentado, em pé no caminho e até mesmo quando se deitar, ao final do dia e quando se levantar, ou seja, no início do dia.

 

Estas orientações precisam ficar a entrada de sua casa, nas portas e até nos portões das cidades cf. Dt 6,9. É o que hoje os nossos irmãos judeus chamam de Mezuzah (em hebraico significa: umbral), é o Shemá Israel, que está escrito em um pergaminho, contendo Dt 6,4-9 e Dt 11,13-21, que é colocado em uma caixa tubular de madeira, vidro ou metal, com 3 a 4 polegadas ( 7,7 cm a 10,2 cm) de comprimento, e deve ser afixado no lado direito do umbral da porta da casa ou escritório, de toda pessoa de fé judaica, a sete palmos de altura do chão e voltado para dentro da casa. Para nossos irmãos judeus a Mezuzah traz a proteção de Deus.

 

Um detalhe que não podemos nos esquecer de que como pessoas cristãs, que somos, precisamos fazer o que Jesus nos pediu como em Mc 16, 15: Ide por todo o mundo e anunciai o evangelho a toda criatura. É necessário primeiramente falar a partir de nossa casa, das maravilhas que Deus operou em nós por meio de seu Filho, Jesus de Nazaré, e depois para as outras pessoas. Ele trouxe a salvação para todos os males e a vida eterna, pela sua Palavra, e pela sua morte e Ressurreição. Que Deus nos ajude para que possamos ser fiéis ao pedido de Jesus.