Existem algumas passagens bíblicas que deixam transparecer o ensinamento que podemos superar nossas dificuldades. À base destas histórias está a graça divina: o ser humano pode realizar certas missões porque conta com a "apoio" divino que o acompanha.

 

Essa mensagem pode ser vista na vocação de diversos personagens bíblicos. Moisés, por exemplo, não queria aceitar a proposta de Deus para libertar o seu povo por que, dizia ele, não sabia falar. Diz Êxodo 4,10-12: "Disse Moisés a Iahweh: Perdão, meu Senhor, eu não sou um homem de falar, nem de ontem nem de anteontem, nem depois que falaste a teu servo; pois tenho a boca pesada, e pesada a língua". Deus lhe responde: "Quem dotou o homem de uma boca? Ou quem faz o mudo ou o surdo, o que vê ou o cego? Não sou eu, Iahweh? Vai, pois, agora, e eu estarei em tua boca, e te indicarei o que hás de falar."

 

Também Jeremias não queria dar uma resposta positiva à chamada divinda. De fato, quando a Palavra de Deus lhe foi dirigida ele respondeu: "Ah! Senhor Iahweh, eis que eu não sei falar, porque sou ainda criança!" (Jeremias 1,6).

 

Do Novo Testamento poderíamos citar a Parábola dos talentos (Mateus 25,14-30; Lucas 19,12-17). Jesus menciona um exemplo de um servo que não sabe fazer frutrar o dom deixado pelo patrão. A mensagem dessa parábola é que aos cristãos são confiados dons para o desenvolvimento do Reino de Deus. Cada um precisa fazer frutificar seus próprios talentos, sem deixá-los enterrados.