O correto é dizer que Herodes (o Grande) foi rei da Judéia. Vamos ver em detalhes para entender melhor.

 

Quando falamos em Israel é necessário ter claro alguns elementos históricos. Depois da Conquista da Terra Prometida, por Josué, mais ou menos mil anos antes de Cristo, os hebreus estabeleceram uma monarquia. Essa etapa teve 3 reis: Saul, Davi e Salomão. Esses são os clássicos reis de Israel.

 

Depois de Salomão o reino foi dividido, em Reino do Sul, chamado Judá, e o Reino do Norte, chamado Israel. Cada reino destes, por mais de 300 anos, teve reis diferentes. O Reino do Norte terminou primeiro e, com o exílio em Babilônia, terminou também o Reino de Judá, aquele do Sul (veja a lista dos reis desses reinos nessa resposta).

 

Depois da volta do povo do exíliio em Babilônia, mais ou menos 500 anos antes de Cristo, em termos de governo, o povo de Israel foi acompanhado por uma história bastante complicada. Invés, quando falamos de Herodes, estamos falando do tempo de Cristo. Nesse período, quem mandava no mundo, falando aproximativamente, era o Império Romano (de 27 antes de Cristo até 395). Quem governava a Judéia, quando Jesus nasceu era Herodes, chamado O Grande (há também outros 'herodes'). Em 37 antes de Cristo Herodes foi nomeado Rei da Judéia pelos romanos. Portanto não era um rei independente, como foram os clássicos reis de Israel, mas dependente de Roma. Quando ele morreu o reino foi dividido em 3 e governados pelos filhos Arqueleu (Judéia), Herodes Antipas (Galiléia) e Herodes Filipe (Bataneia, Itureia e Abilene).