Olá Amauri.

Na bíblia, a respeito de Zaqueu,  encontramos no evangelho segundo Lucas, em 19,1-10 a narração de sua confissão de pecador e da sua conversão a Deus, a partir do encontro que tem com Jesus em sua casa.

 

Dele só sabemos que era chefe dos publicanos, o que indica que fazia um trabalho de supervisão da coleta dos impostos que eles efetuavam. Esse seu trabalho causava uma impopularidade e até indignação da parte dos judeus, uma vez que os cobradores de impostos retinham uma parte da arrecadação para si e repassavam ao governo romano apenas a parte estipulada no contrato e muitas vezes, por isso, a cobrança de impostos era abusiva, também para garantir o que deveria ser repassado. A parte a ser paga era estipulada pelo governo, com base em uma estimativa das rendas e era inferior ao que era arrecadado e por isso eles enriqueciam.

 

Sobre o que ele fazia antes de ser publicano ou chefe dos publicanos não há indicação na bíblia.  

Mas a respeito de Zaqueu é importante destacar que da sua vontade de ver Jesus quando ele passava por Jericó, e do momento em que o recebeu em sua casa, percebeu que sua riqueza foi construída a partir dos recursos dos pequeninos tirados dos impostos que ele arrecadava. Compreendeu que seu patrimônio era tão grande e que isso agredia e destoava da pobreza das pessoas à sua volta. Esta é uma atitude de quem faz um verdadeiro encontro com Jesus, o Justo, que o leva a perceber a realidade injusta à sua volta e a tomar atitudes para procurar mudá-la, principalmente a partir de si mesmo, uma vez que reconhece que ele é o causador dessa situaçào injusta.