Torah é uma palavra hebraica (תורה) que significa insinamento ou lei. E com este termo se indicam os 5 primeiros livros da Bíblia, conhecidos por nós como Pentateuco (do grego: 5 + livros). O mesmo termo pode ser usado para indicar a Lei dos judeus em sentido geral.

Os livros são:

  1. Gênesis (Bereshit – “No princípio”)
  2. Êxodo (Shemot – “Nomes”)
  3. Levítico (Vayikra – “E ele chamou”)
  4. Números (Bamidbar – “No deserto”)
  5. Deuteronômio (Devarim – “Palavras” ou “discursos”)

Entre parênteses está o nome dos livros conforme a tradição judaica, que toma como título do livro as suas primeiras palavras.

 

Portanto, os 5 primeiros livros, a Torah, representam um “patrimônio” comum entre cristãos e judeus. A nossa Bíblia coincide, nesses livros, com a Bíblia judaica. De fato o cristianismo nasceu do judaísmo. E muitos sublinham quanto seja importante conhecer a religião judaica para entender o fundamento da nossa fé. Por isso, cristãos sábios designam os judeus com a expressão “irmãos mais velhos”.

 

Todos os livros da Bíblia hebraica, que não se limitam aos 5 citados (são 24!), fazem parte da Bíblia cristã. A Bíblia cristã inclui os livros do Novo Testamento, que não estão na Bíblia dos judeus (veja um quadro detalhado).