Raira em relação a tua pergunta: qual a época em que viveu o Profeta Oséias e quais as condições políticas e religiosas do povo de Israel nessa época, temos que considerar o seguinte:

O profeta Oséias teve sua atuação profética durante o reinado de Jeroboão II, no Reino do Norte, dos anos 783 a 743 aC(antes de Cristo), não existe na bíblia uma data em que ele nasceu e morreu, apenas aproximadamente de sua atuação profética. Essa ação profétia de Oséias é especificamente dirigida ao povo que está vivendo no Norte do País - o reino de Israel.

Ele se dedicou a efetuar a denúncia do pecado, fruto das injustiças e da corrupção religiosa de seu tempo. A situação política e religiosa do povo está bem retratada em Os 4,1-3, onde Deus vai abrir um processo contar o povo devido à infidelidade, a falta de amor e ao conhecimento de quem é Deus e de como Ele ama o povo. As pessoas estão de afastando de Deus e também estão jurando em falso, mentindo, roubando, matando e cometendo adultério, descumprindo assim o mandamentos que o Senhor deu ao povo e pediu que observassem. Por esse motivo todo o país está sofrendo e está abatido, as pessoas sem vida e até os animais, as aves e os peixes do mar sofrem e estão em perigo de extinção (cf. Os 4,3)

Oséias é também o profeta que revela o amor incondicional de Deus por seu povo mesmo quando este o abandona e sai em busca de cultuar outras divindades, que não o Senhor Deus que Libertou este povo da opressão do Egito e que com esse mesmo povo faz um pacto de aliança ao qual sempre se mantém fiel. Mostra o amor misericordioso de Deus, quando profetiza que Deus mesmo abandonado pelo povo, quer novamente seduzir o povo e falar-lhe ao coração. Confira em Os 2,16, em que a profecia usa a figura de uma mulher que abandona seu marido, relacionando essa mulher ao povo de Israel e ao marido o próprio Deus. Deus novamente quer instruir o povo para que ele se mantenha fiel e observe os mandamentos de ser justo e verdadeiro. Agir  como lembra Jesus, em Mc 12,29-31, ao citar o que esta na Lei ( especificamente no livro do Deuteronômio e no livro do Levítico) praticar o essencial: Ouve Israel! O Senhor nosso Deus é um só. Amarás o Senhor teu a Deus com toda  a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força. E que também é preciso: Amar teu próximo como a ti mesmo (cf. Dt 6,4-5 e Lv 19,18).