A Bíblia não fala da morte de Pedro. Os detalhes que sabemos sobre a morte de todos os apóstolos derivam da tradição, sobretudo de apócrifos, da literatura extra-bíblica. A única morte de um apóstolo mencionada na Bíblia é aquela de Tiago, morto por Herodes (Atos 12,2).

Sobre a morte de Pedro, há a passagem em João 21,18-23, onde Jesus profetiza que Pedro também morreria na cruz. As fontes históricas que falam da morte de Pedro, em Roma, acontecida entre os anos 64 e 67, onde teria sido crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de morrer como Cristo, são os escritores cristãos, padres da Igreja: Jerônimo, Tertuliano, Eusébio. Além disso, há a biografia, pseudo histórica, presente nos apócrifos, que falam dessa morte. Mas a origem histórica desses livros é muito discutida.

 

Alguns dados sobre Pedro

Simão Pedro, natural de Betsaida, apóstolo de Cristo, pescador no lago da Galiléia, na cidade de Cafarnaum. Fez parte, poderíamos dizer, de um grupo previlegiado dos discípulos, junto com João e Tiago.

Depois da morte de Cristo, deu um sinal muito importante à Igreja nascente, batizando um pagão, Cornélio. Em seguida, durante cerca de 30 anos, foi bispo de Antioquia.

Terminou seus dias em Roma. A tradição diz que morreu, entre os anos 64 e 67, durante a perseguição do imperador Nero contra os cristãos.

A tradição diz que Pedro foi preso, juntamente com Paulo, em Roma, na prisão Mamertina, onde hoje existe a Igreja “San Pietro in Carcere”. Tendo batizado os guardas, foram liberados por eles. Pedro foi então na direção da Via Appia. Enquanto fugia, a tradição diz que Jesus lhe apareceu e lhe disse de regressar à cidade para morrer como mártir. Fontes antigas (Gerônimo, Tertuliano, Eusébio e Origem) dizem que, depois de ser novamente capturado pelos soldados romanos, foi crucificado, de cabeça para baixo, sob seu pedido, pois não julgava digno de morrer como Cristo.

Nossas fontes sobre o apóstolo são os Evangelhos e Atos dos Apóstolos. Há também, entre os escritos do Novo Testamento, duas cartas atribuídas a ele, embora a autoria seja discutida. Essas cartas, todavia, não trazem indicações biográficas sobre Pedro.

Existem, invés, muitos apócrifos atribuídos a Simão Pedro ou que tratam dele: Evangelho de Pedro, Pregação de Pedro, Atos de Pedro, Atos de Pedro e André, Atos de Pedro e dos Doze, Atos de Pedro e Paulo, Carta de Pedro a Felipe, Carta de Pedro a Tiago maior, Apocalipse de Pedro. Esses escritos contém detalhes sobre a biografia do apóstolo, mas muitos elementos são legendários e não podemos considerá-los verdadeiras fontes históricas, embora seja possível que se apoiam sobre alguns tópicos historicamente fundados (leia sobre os atos apócrifos).