Em Jerusalém foram construídos dois templos, ambos destruídos por ocasião de guerras. Hoje ainda existe a assim chamada Esplanada do Templo e o Muro das Lamentações (mais corretamente denominado “Muro Ocidental”), que lembram o último templo, destruído há mais de dois mil anos.

 

O primeiro templo é chamado Templo de Salomão, pois foi contruído por ele, no século XI antes de Cristo, sobre um terreno comprado pelo rei Davi, no monte Moriah (2Samuel 7,1-16; 1Reis 5,3-5; 8,17; 1Crônicas 17,1-14; 22,6-10).

A construção do Templo tinha sido desejada pelo pai de Salomão, o rei Davi. O objetivo era ter uma ‘casa’ para a Arca da Aliança. A tradição diz que o desejo de Davi não foi realizado por causa dos pecados que cometeu. Salomão, no entanto, conseguiu contruí-lo. Foi um trabalho que durou 7 anos (1Reis 6,37.38), com madeiras vindas do Líbano. Os números, como contam 1Reis 5,15-16; 9,20-23 e 2Crônicas 2,2 são espetaculares: Salomão enviou 30 mil homens para o Líbano para a madeira e convocou 70 mil libaneses (do reino de Tiro) como carregadores e 80 mil como cortadores. Além desses, nomeou 550 homens como responsáveis pelos serviços e outrso 3.300 como ajudantes. As medidas da construção são descritas em 1Reis 6,20 e 2Crônicas 3,8). A Arca da Aliança foi colocada no Santo dos Santos, uma sala dentro do edifício.

Esse templo foi destruído por Nabucodonosor, rei de Babilônia, em 586 antes de Cristo. A destruição do templo, depois de 2 anos de assédio de Jerusalém, culminou no exílio dos judeus em Babilônia.

A razão da sua destruíção, segundo os profetas, é motivada pela falta de fidelidade do povo. É essa a leitura, por exemplo, que encontramos em Ezequiel 6.

 

Segundo Templo de JerusalémO segundo templo (veja o modelo na foto ao lado) tem uma história mais complicada. Algumas décadas depois da destruíção do templo de Salomão, os judeus voltaram da Babilônia e puderam recontruir o seu templo. Essa primeira contrução terminou em 515 antes de Cristo. Ele foi reformado por Judas Macabeu em 164 antes de Cristo. A imponência e fama que teve o segundo templo, invés, veio graças à intervenção de Herodes o Grande, que ampliou de forma monumental aquilo que existia. As obras iniciadas com Herodes duraram diversos anos, tendo terminado somente em 64 depois de Cristo.

O segundo templo foi destruído pelos romanos, através de Tito, no ano 70 depois de Cristo.

 

Resumo as datas mais importantes.

  • Século XI (cerca de 990 anos antes de cristo): Contrução do Primeiro Templo por Salomão
  • 586 antes de Cristo: O templo de Salomão é destruído por Nabucodonosor, rei de Babilônia
  • 515 antes de Cristo: Os judeus controem o Segundo Templo
  • 19 antes de Cristo: Herodes o Grande amplia o Segundo Templo
  • 70 depois de Cristo: Tito destroe o Templo de Herodes