Jonathan o capítulo em que versa sobre o homem deixar sua parentela ( pais) e seguir a vida com a esposa escolhida com o propósito de formar sua família está em Gn 2,24. Vamos agora explicar um pouco seu significado e tradução correta>

A tradução correta do texto é esta -  Gn 2, 24: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”.

 O texto que encontramos em Gn 2,24 é uma conseqüência da criação dos seres humanos em que há uma parceria e identidade comum entre o homem e a mulher. Confira o que está em Gn 2, 21-23: “Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma de suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara do homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne, chamar-se-á mulher, porque foi tomada do homem”. Uma vez que ambos têm a mesma origem, a partir de Deus e depois cada um deles é constituído do mesmo material, da mesma carne e dos mesmos ossos, do qual o homem serviu de modelo para a mulher. O texto quer evidenciar que por esta natureza comum e que foi separada, precisa agora estar unida e por isso, os dois se unirem e formarem novamente uma só carne e um só osso, e assim constituir família, através da união entre o homem e a mulher para dar continuação a criação de Deus, como Ele mesmo pede ao abençoar o ser humano e diz: “sede fecundos e  multiplicai-vos” ( confira em Gn 1,28).

 A necessidade de deixar a sua casa de origem, pai e mãe, no mundo daquela época, significava que ainda se estava unido, se pertencia àquele grupo familiar, que se era parte constituinte dele, que na sua constituição pertencia ainda ao pai e à mãe. E assim para sinalizar evidenciar agora a unidade do homem e da mulher a necessidade da quebra dessa pertença anterior ao pai e mãe.

O texto precisa ser lido com essa ótima, não quer dizer da necessidade da quebra dos laços de amor filial, de respeito, da obediência e dos deveres dos filhos para com os pais e dos pais para com os filhos.

Há de se considerar que nos Mandamentos da lei de Deus, que deve ser observado por todos e principalmente pelos filhos adultos quando seus pais já estão envelhecidos e sem forças para trabalhar que é preciso: “Honra teu pai e tua mãe, conforme teu ordenou o Senhor teu Deus, para que se prolonguem os teus dias na terra em que o Senhor teu Deus te dá” ( Ex 20,12).

Assim a união entre o homem e a mulher caracteriza-se pela volta à unidade que no princípio havia entre eles.