Marlene, a pergunta sobre os autores dos livros bíblicos é um problema histórico e filológico, mas não teológico, pois o autor não influi diretamente na definição do cânon, na sacralidade do livro. A definição do autor não interfere na autoridade e canonicidade da obra escrita.

A sua pergunta, como você intuiu corretamente, não tem a ver somente com o livro do Apocalipse, mas com o conjunto dos textos que forma o assim chamado �??corpus ioanneum�?�, ou seja, os escritos que presumem serem de �??João�?�. Deste �??corpus�?? fazem parte: o Evangelho segundo João, a primeira, segunda e a terceira carta de João e o Apocalipse. A pergunta fala também da presença de um João a Patmos e a tradição da vida em comum com Maria em �?feso. A situação é complicada pelo pato que com o nome de João, muito comum entre os judeus, conhecemos também outros personagens.

�? difícil dar uma resposta unívoca e definitiva a respeito da autoria dos escritos do �??corpus ioanneum�??. Digamos que existem ao menos 4 possibilidades:

1. O apóstolo (o discípulo amado ao qual Jesus confiou sua mãe) escreveu o Evangelhho e não o Apocalipse.
2. O apóstolo escreveu o Apocalipse e não o Evangelho.
3. O apóstolo escreveu os dois livros, primeiro o Apocalipse e depois o Evangelho.
4. O apóstolo foi da Palestina a �?feso, onde conduziu uma comunidade cristã foundada por Paulo, mas do seu próprio punho não escreveu nada. Alguns discípulos efesinos escreveram as Cartas, o Evangelho e o Apocalipse, usando como pseudônimo �??João�?�. A pseudonimia era muito usata, especialmente nos escritos de gênero apocalíptico daquele tempo: o autor real de um livro apocalíptico faz referência a um personagem famoso do passado, com o qual se sente particularmente ligado e ao qual pretente seguir a ideologia.

Cada uma dessas 4 possibilidades tem seus defensores entre os exêgetas, estudiosos da Bíblia. Aquilo que podemos afirmar com bastante probabilidade é que todo o �??corpus ioanneum�?? tenha tido origem no mesmo ambiente, criado pelo apóstolo em �?feso, e que o Apocalipse foi escrito antes do Evangelho.

João autor do Apocalipse
Sobre o autor do Apocalipse, que é explicitamente chamado �??João�?�, não podemos dizer com certeza se se trata do apóstolo, do �??presbítero�?? de João Marcos (autor do Evangelho Segundo Marcos) ou de um pseudônimo. Com certeza, porém, trata-se de um judeu da Palestina emigrato a �?feso, que se apresenta como um profeta e que tem grande conhecimento do ambiente sacerdotal, das Escrituras e da liturgia e que compôs o livro do Apocalipse por volta do ano 95 depois de Cristo, no fim do reino do imperador Domiciano. �? pouco provável que seja o mesmo autor do Evangelho segundo João, vista a diversidade de conteúdo, da forma e da linguagem.

João apóstolo
Trata-se do filho de Zebedeu, que no IV Evangelho é chamado �??o discípulo que Jesus amava�?� e que colocou a cabeça sobre o peito de Jesus na noite da última ceia. A tradição presente nos primeiros escritores cristãos (Clemente de Alexandria, Orígens, Vitorino de Petau, Eusébio de Cesaréia) diz que João foi expulso e exiliado em Patmos, mas não podemos excluir a possibilidade que tenha ido para lá espontaneamente. Contudo, antes da sua morte foi para �?feso, onde, segundo Poicates de �?feso, foi sepultado. De acordo com a testemunhança de Tertuliano, João sobreviveu a um atentado martírio (imersão em uma banheira de óleo fervente) por ordem do imperador Domiciano. O ancião apóstolo teria resistido tanto sem ser queimado que os carrascos, convencidos que fosse um mago poderoso, o liberaram e o enviaram em exílio a Patmos, onde teria escrito o Apocalipse de João. Porém parece evidente que esta história tenha uma índole legendária.

A tradição que diz que João morou com Maria, entrege a ele por Jesus, deriva da frase de Jesus quando estava na cruz: �??filho eis a tua mãe. Mãe, eis o teu filho�?�. Na verdade existem outras interpretações mais espirituais sobre esta frase, como aquele de Ambrósio de Alexandria e outros.

Concluindo, sobre o Evangelho, mesmo se fosse confirmado que o texto não é obra material do apóstolo, não si pode de qualquer modo excluir uma influência apostólica-jovanéia do IV Evangelho. Porém pode ser que o apóstolo não fez a redação escrita, mas trasmitiu oralmente o seu conteúdo, mesmo se fica difícil estabelecer até que ponto. Neste caso, a redação seria obra de um seu discípulo.