Tivemos a oportunidade de tratar do tema de maneira exaustiva em um texto já publicado aqui no site. Retomo apenas brevemente a questão.

É bem provável que você se refira a duas lógicas aparentemente contraditórias: a Bíblia como Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo, não pode errar; diz a verdade sempre. Por outro lado, sabemos que os autores eram homens de seus tempos e não sabiam muitas coisas que sabemos hoje e, por isso, descreveram coisas inexatas. Por exemplo, no episódio clássico de Josué 10, aquele em que Josué detem o sol, fica claro que segundo a concepção do autor é o sol que dá voltas em torno da terra e não o contrário, come se sabe já a partir de Galileu Galilei, que foi condenado por causa dessa sua constatação. Nos últimos anos ele foi "absolvido", pois é evidente que é a terra que dá voltas e não o sol. E como esse exemplos, há inúmeros outros, que aos nossos olhos não correspondem à realidade.

Portanto, a pergunta é: a bíblia diz ou não a verdade? E a resposta que precisa ser dada é que absolutamente sim, mas a verdade que ela transmite não é uma verdade científica. A Bíblia quer ensinar para nós a fé e a moral e não astronomia e outras ciências. Essa ideia é muito bem sintetizada pela célebre frase do cardeal César Baronio, que disse, antes de Galileu: "As Escrituras explicam como se chega ao céu e não como ele funciona".

Talvez poderíamos concluir dizendo que o que conta a Bíblia nem sempre é exato, do ponto de vista científico, mas é sempre verdadeiro. Exato é algo historicamente acontecido, que se pode documentar. Verdadeiro, invés, tem a ver com o sentido e nisso a Bíblia não erra.