A sua é uma pergunta que acomuna muita gente. Quanto gostaríamos de ver situações tristes resolvidas com um piscar de olhos! Quanto seria fantástico resolver tudo aquilo que é deplorável com uma ação de benevolência! Parece que Deus tem esse poder, como se viu na sua encarnação, mas não faz nada. Até mesmo os apóstolos faziam milagres, mas hoje vemos poucas manifestações prodigiosas.

Há coisas misteriosas que não conseguimos explicar. Por isso não há uma explicação exata e definitiva para essa pergunta. O que podemos fazer é apenas tocar alguns pontos inerentes aos milagres que vemos na Bíblia.

A bíblia conta muitas ações maravilhosas feitas por homens de Deus que podemos definir de milagres. Cristo, especialmente fazia milagres. A verdade é que ele poderia ter passado todo o tempo fazendo milagres, mas não o fez. As ações especiais de Jesus foram definidas por João como “sinais”. Eram ações que tinham o objetivo de dar credibilidade para a mensagem que Jesus trazia, como Moisés diante do Faraó. E também os milagres feitos pelos apóstolos visavam exclusivamente sublinhar a boa nova que anunciavam. O anúncio da Palavra por parte de Jesus era o cerne da sua missão, enquanto os milagres ocupavam uma pequena parte do seu ministério. As curas físicas, quando aconteciam, parecem ficar em segundo lugar e o que interessava para Cristo era que fosse salva a alma da pessoa. Jesus nunca se mostrou indiferente ao sofrimento físico, mas tinha mais interesse na salvação completa da pessoa, no arrependimento.

Milagres não são coisas do passado. Deus opera muito mais através dos pequenos sinais, que quotidianamente acontecem no meio do seu povo, através de atos de caridade, por exemplo. Ainda hoje existem milagres. Há, por exemplo, em algumas igrejas, santos que são assim chamados por causa de milagres que realizam. E além desses reconhecidos, há muitos outros, dos quais nós mesmos, às vezes, somos testemunhas.

Os maiores milagres são aqueles espirituais. E quantos desse tipo acontecem hoje em dia. Deus não é um mágico, que resolve todas nossas situações. São evidentes os sinais de sua graça e eles bastam para que nós também sejamos protagonistas dos milagres, operados como consequência do dom da liberdade que temos.