O profeta Samuel, que foi também aquele que ungiu os dois primeiros reis de Israel, não é parente do segundo rei de Israel, Davi.

Para dar uma resposta mais objetiva, precisamos ver o que diz o início de 1Samuel e depois ver de onde vem Davi. No começo do livro 1Samuel descobrimos que o avô de Samuel se chamava Eliú. Pesquisando sobre esse personagem, vemos que é da tribo de Efraim, como se diz em 1Samuel 1. Efraim é um dos filhos de José, neto de Jacó que foi adotado pelo avô e assim também se torna, junto com o irmão Manassés, pai de uma das tribos.

Davi entra em cena em 1Samuel 16, quando Samuel é mandado a Belém, a cerca de 10 km de Jerusalém, pra ungir Davi, filho de Jessé. Não existe uma relação comprovada entre Eliú e Jessé. Por outro lado, embora vivendo no território da tribo de Judá, há uma menção relativa a Davi à mesma tribo de Samuel, em 1Samuel 18,18: "quem sou eu e qual é a minha linagem, a família de meu pai em Israel, ara vir a ser genro do rei?". Mencionando "Israel" se entende a tribo de Efraim.

Apesar desse aparente contato em termos de tribo, normalmente podemos dizer que os dois não eram parentes.