Olá Damião Marcos de Quixadá - CE!

Na verdade, sua pergunta está mais para a História da Igreja do que pergunta Bíblica. Entretanto como a reforma protestante, esta relacionada com a Bíblia deixo algumas considerações. Martim Lutero, traduziu a Bíblia do Latim para a língua alemã, facilitando a todos lerem e interpretarem a Bíblia. Surge assim a famosa controvérsia da livre interpretação da Bíblia, que a Igreja católica não aceita.

Em poucas palavras podemos dizer que a Reforma Protestante foi um movimento religioso transformador que se desenvolveu na Europa, tendo início no século XVI, motivada por razões políticas e religiosas. Na Alemã surge o principal líder da reforma Martinho Lutero, de origem católica sendo inclusive um monge, que formulou e divulgou as famosas 95 teses com severas críticas à Igreja Católica e ao Papa.

O principal embate que alimentou o crescimento da Reforma foi entre a Igreja e Estado Monárquico. Na primeira tese Lutero criticava o poder e o domínio espiritual da Igreja sobre o povo detendo um certo controle administrativo dos reinos, estes que os reis desejavam ter em suas mãos o controle.

Em resumo podemos dizer que seria uma forma de garantir o “direito divino dos reis” e cobiçavam o poder espiritual e ideológico pertencentes à Igreja e ao Papa. Sendo objeto de seu desejo (os Monarcas) cobrar tributos feudais.

A venda de indulgências foi outra motivação da Reforma Protestante de Lutero.

A grande parte da população estava descontente com a Igreja devido a seus abusos de poder. Sendo que os mosteiros e bispados possuíam grandes extensões de terra e viviam à custa dos camponeses.