Olá Daniel Souza de São Paulo! Você ainda acrescenta:

Por que a maioria dos doentes que vemos Jesus curar estavam nas casas ou em outros lugares enquanto os parentes é que iam falar com Jesus?

 

A situação dos doentes na época de Jesus era de desespero.

 

O que pensavam os Romanos em relação aos doentes

O Império Romano que dominava a região não tinha nenhum interesse em ter alguma preocupação com a cura e o atendimento dos doentes. Assim, leprosos, cegos aleijados, surdos, estavam jogados a própria sorte, nenhuma preocupação com eles. Para os Romanos eram um peso pois em nada contribuíam em impostos.

 

O que pensava o Judaísmo em relação aos doentes

O pensamento do judaísmo em relação aos doentes não era diferente dos Romanos. Ou mesmo até pior porque eram pessoas com laços afetivos, familiares de povo e nação e que deveriam preocupar-se com aqueles que pelos mais diferentes motivos humanos eram enfermos.

Para o judaísmo a doença era pagamento de algo errado cometido no passado. Por isto mereciam estar naquela situação. Eram considerados impuros.

Jesus se defronta com esta forma de pensar a doença dos judeus, e em muitas curas de Jesus aparece o que Jesus propõe como compreensão da doença. Lembremos a pergunta dos fariseus a Jesus. Afinal que pecou para esta pessoa nascer cega, ou possuir está doença. Sabemos que Jesus tentou retificar está concepção do impuro ao doente. No judaísmo como o doente era impuro, ninguém se aproximava nem atendia para não se contaminar.

Os doentes permaneciam em suas casas pois eram mal visto no convívio com as outras pessoas. Por este motivo que os mais próximos do doente iam a Jesus solicitar a cura.

Encontramos casos de doentes que vão até Jesus. No caso da mulher que sofre fluxo de sangue, a hemorroíssa (conf. Marcos 5,25) vai a Jesus e imagina se eu tocar a borda de sua túnica ficarei curada. E assim aconteceu.

 

Um exemplo grave de compreensão judaica da doença: Os leprosos

A lepra na época de jesus não tinha cura. Os que contraiam está doença eram impuros rejeitados de suas famílias do convívio com as pessoas e sociedade. Os leprosos devido a sua situação de serem impuros, se retiravam do convívio social, se reuniam em grupos e viviam nas periferias das cidades em grutas. Se alimentavam do que as pessoas deixavam ao longo das estradas. Jesus curou muitos deles e reintegrou a sociedade.