Não é fácil determinar se o número dos apóstolos é algo premeditado por Jesus ou uma simples coincidência. De qualquer forma é evidente o valor simbólico desse número aplicado aos discípulos mais estreitos de Cristo (veja Marcos 3,13-15 e Lucas 6,13), que é oportuno chamar com o termo "apóstolos", visto que discípulos somos todos nós.

O fato dos apóstolos serem 12 ganha valor principalmente se considermos o peso simbólico que tem na Bíblia esse número. Sabemos bem que na Bíblia o número muitas vezes é usado para indicar uma realidade que supera a esfera numérica. No caso do número 12, o ponto de partida são as 12 tribos de Israel, os 12 filhos de Jacó. Com esse número e os seus múltiplos (veja 144 mil = 12x12x1000) a Bíblia indica a plenitude humana. Quem sabe é essa mensagem que esconde a escolha de 12 apóstolos: a humanidade plenamente acolhe e segue a Jesus.

No Apocalipse vemos como o trono de Deus é rodeado por 24 anciãos, provavelmente os 12 patriarcas (12 tribos) junto com os 12 apóstolos (veja Apocalipse 4,4).

Lendo o número 12 sob a perspectiva da totalidade deveríamos ver a escolha de 12 uma inclusão geral: também nós somos chamados a seguir a Cristo e fazemos parte daqueles que são chamados por Jesus a seguir seu caminho.