E a pergunta continua:

Quem disse que Lucas era apóstolo, e onde se encontra tal afirmação na Bíblia? Fica claro que ele era evangelista, que acompanhava o apóstolo Paulo, e é autor de dois livros! Não era apóstolo.

 

Olá Alonso Rodrigues da Silva de Guapimirim - RJ!

Olha a resposta pode começar assim. De fato, todos os 12 discípulos de Jesus eram Judeus. Os evangelhos nos mostram está característica.

Por outro lado, sabemos que Lucas não pertenceu ao grupo dos 12 discípulos de Jesus e nem mesmo conheceu Jesus. Foi convertido pelo apóstolo Paulo, tornou-se seu companheiro e como era médico atendeu Paulo em suas enfermidades.

Lucas não se considerava apóstolo de Jesus Cristo.

Se tentarmos buscar nas páginas do Novo Testamento a afirmação que Lucas era apóstolo, nada encontramos. Aparecem apenas 3 citações gerais. Vejamos o que elas dizem:

1.     Em Colossenses 4,14, Paulo se refere a um homem chamado Lucas como um “amigo querido”.

2.     Em Filemon 1,24, Paulo se refere a um homem chamado Lucas como um dos “meus colaboradores”.

3.     Em 2 Timóteo 4,11, ele diz “só Lucas está comigo”.

Nada mais é falado de Lucas nos evangelhos, são estes versículos que nos indicam que ele não se considerava um apostolo ligado ou conhecedor de Jesus mas uma vez convertido por Paulo, tornou-se seu companheiro de evangelização e apostolado.

Podemos afirmar, portanto, de Lucas estas características. Muitas delas vindas do Novo Testamento. Assim quer pelo livro de Atos e pelos escritos de Paulo, sabemos que Lucas foi um dos companheiros de Paulo. Em Atos 16,10, ele de repente se insere na narrativa, incluindo-se entre os companheiros de Paulo e por ele mesmo em Colossenses 4,14, Paulo se refere a um homem chamado Lucas como um “amigo querido”.

Também podemos dizer que muitos dos primeiros escritores cristãos apontam para este homem como o autor do evangelho de Lucas e do livro dos Atos dos Apóstolos. Portanto era um evangelista.

Lucas foi um médico. Paulo menciona Lucas em Colossenses 4,14, dessa menção, aprendemos que ele era médico:

Um prólogo inicial do Evangelho de Lucas (possivelmente já no século II), também registra que Lucas “nasceu em Antioquia, por profissão, era médico. Ele se tornou um discípulo do apóstolo Paulo e depois seguiu Paulo até o martírio dele. Ele morreu com a idade de 84 anos” (Prólogo Anti-Marcionita ao Evangelho de Lucas).

Alguns autores consideram Lucas um judeu helênico. É inteiramente possível que Lucas fosse um judeu helênico: biologicamente judeu, mas culturalmente grego. Os judeus helênicos adotaram os costumes da cultura grega e não seguiram todas as práticas judaicas, como a circuncisão. Mas está consideração não é seguida pela maioria dos autores.

A maioria dos autores o consideram um gentio o que faria dele o único autor gentio do Novo Testamento. Istoé, ele, não era judeu e nem se considerava um apóstolo no sentido estrito da palavra.