Olá Damião Marcos Silva Alexandrino de Quixadá - CE!

Com a centralidade no anuncio do Evangelho de Jesus Cristo, o Espírito Santo teve sua imagem esquecida e pouco se colocou em destaque. Os milagres, o anuncio de Jesus sempre foi o que esteve em destaque e evidência.

Devido a este fato muitas linhas teológicas encontram divergências quanto a atuação do Espírito Santo na Igreja e nos seguidores de Jesus. Por muito tempo a Terceira Pessoa da Trindade foi negligenciada, sendo pouco citada e pregada. Nas pregações dominicais e nas comunidades falar algo do Espírito Santo era raro.

Por outro lado, era muito comum ouvir falar de Deus Pai e de Jesus Cristo, pouco ou quase nada se pregava sobre o Espírito Santo.

O Espírito Santo na Bíblia seu significado Bíblico

A melhor forma de entendermos o que é o Espírito Santo é investigando com detalhes o que a Bíblia diz sobre ele. Os textos que encontramos nos livros sagrados que falam do Espírito Santo são inúmeros. Não vamos colocar aqui uma relação ampla, mas indicações suficientes para entendermos seu significado.

E no evangelho de João considerado o evangelho do Espírito Santo, que aparecem inúmeras citações sobre está pessoa que forma a trindade com Deus Pai e Jesus seu filho.

Vamos começar observando a melhor o discurso de Jesus em João 14, 15-16.

Em João aparece no capítulo 14, versículos 15-16:

“Se me amais, observareis os meus mandamentos e rogarei ao Pai e ele vos dará outro Paráclito para que convosco, permaneça sempre, o Espírito de Verdade que o mundo não pode acolher, porque não o vê, nem o conhece. Vós conheceis, porque permanece convosco e está em vós.” (Jo 14,15-16) Bíblia de Jerusalém.

“Outro” Paráclito (Consolador)

A primeira afirmação de Jesus a respeito do Espírito é que ele rogaria e o Pai enviaria outro Consolador (Parakletos, no original). Esta palavra “outro” é importante para entendermos o significado do Espírito Santo.

Quando Jesus diz que o Pai enviaria “outro” Paraclito, Jesus está colocando o Espírito Santo no mesmo patamar que ele próprio. O Espírito Santo faz parte da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Assim entendemos o que Jesus diz: “eu sou o primeiro Consolador, porém o Pai enviará outro!”.

Fora do evangelho de João a palavra Paráclito quando aparece se refere ao próprio Cristo. Confirma a passagem na 1ª Carta de João, onde o Apóstolo afirma que “se pecarmos, temos advogado junto ao Pai” (1 Jo 2,1), a palavra traduzida por advogado é Paráclito.

Assim do que foi apresentado acima tiremos conclusões:

1º. Se Jesus é Deus e está afirmando que o Espírito está no mesmo patamar, logo, Ele também é Deus.

2º a pratica religiosa de todo aquele que crê em Jesus é impulsionada pelo Espírito Santo e Ele tem o mesmo papel que Jesus tinha com os seus apóstolos

Para o grupo dos discípulos Jesus era visto como o líder, amigo, conselheiro, advogado, consolador etc. Espírito Santo tem está mesma função em nossas vidas, hoje..

O que é Paraclito?

Olhando as traduções das Bíblias a nossa disposição encontramos para Espírito Santo a palavra o Consolador e em outras como Advogado, ou Paraclito.

Chamar o Espírito Santo de Consolador ou Advogado reduzir o significado que essa palavra possui.

O Espírito é aquele que, de fato, caminha com o Cristão, capacitando e conduzindo a uma vida de entrega, obediência e devoção a Deus.

Outro livro do Novo Testamento Atos dos Apóstolos poderia ser também chamado de Atos do Espírito Santo nos ajuda a entender o seu significado Bíblico.

A primeira instrução de Jesus aos seus apóstolos é que esperassem até que fossem revestidos de poder para serem testemunhas dEle (At 1,8).

Assim a partir do momento que recebem o Paráclito para caminhar com eles, é que são capacitados para fazer a obra e testemunharem a respeito de Cristo.

Por está vez penso que as indicações já estão de bom tamanho para que possas iniciar a compreensão do significado Bíblico do Espírito Santo da vida das Igreja e na vida de cada um que o recebe no ato do Batismo.