Se fosse fácil provar a existência de Deus, graças a uma argomentação científica, usando métodos empíricos, é provável que Deus não seria verdadeiro. Esse tipo de metodologia pode ser usada simplesmente para coisas imanentes, que podemos tocar, que vemos, que tocamos. Deus é transcendente! A teologia trata de trazer Deus para a nossa realidade, aproximá-lo de nós, explicar quem é, como é... Mas é sempre uma ciência que está a caminho, que tenta... Além disso, mesmo sendo uma ciência, se baseia fundamentalmente na fé, essa atitude de confiança, de entrega. Não sei o quanto se possa ser teólogo sem ter fé. A teologia é a fé que procura entender.

Sem fé é também difícil provar a existência de Deus mesmo usando a Bíblia. Para quem tem fé é evidente que Deus existe. Isso se revela através da Bíblia, mas também através da criação, através das pessoas que convivem conosco, da natureza em geral, obras de Suas mãos.

Pedir para provar a existência de Deus pode ser uma atitude bastante mesquinha, que desafia primeiro de tudo as pessoas que têm fé, mas principalmente a própria existência de Deus. Ele não se deixa "emprisionar" assim facilmente; não bastam nossas argumentações para prendê-lo e rendê-lo acessível e dominável. Ele é transcendente e, embora presente, nunca está ao nosso alcance. É sempre algo mais daquilo que pensamos que seja.