Olá Damião Marcos Silva Alexandrino de Quixadá - CE!

Existem muitos trabalhos escritos que falam sobre o Espírito Santo. Sua Pessoa, o que ele faz, o batismo do Espírito Santo, como recebemos o Espírito Santo, passagens bíblicas que falam do Espírito Santo. Certamente nas suas leituras dos livros bíblicos, muitas passagens já lestes sobre o Espírito Santo. Também nos cultos e celebrações ouvistes muito os pastores e sacerdotes falarem sobre o Espírito Santo. Assim já um conhecimento tens. Aproveito o momento para acrescentar mais algumas indicações sobre o Espírito Santo.

 

A pergunta que sempre fazemos:  Quem é o Espírito Santo?

Podemos afirmar, baseado nos textos bíblicos que o Espírito Santo é o próprio Deus! Na Bíblia encontramos textos nos diferentes livros que o Espírito Santo tem emoções, intercede por nós (conforme Romanos 8,26-27) ou ainda que Ele mas atua como nosso consolador, que Jesus havia dito quem Ele seria (conforme João 14,16-26; João 15,26).

 

A origem da palavra Espírito:

Na língua hebraica a palavra Espírito significa ruah, no grego significa pneuma, e no latim spiritus. Possuem a mesma origem na raiz, que passa a ideia de “soprar”, ar em movimento ou vento. Portanto a palavra “espírito”, na Bíblia, é algo invisível aos olhos do ser humano, mas, que produz algo visível.

 

Significados de Espírito Santo:

A ideia destes significados como sendo “vento” ou “sopro” têm algo muito semelhante com do Espírito Santo de Deus: Não vemos com nossos olhos humanos, mas sabemos que traz um efeito que podemos enxergar. Consultando o dicionário enciclopédico da Bíblia, da Vozes, o espírito de Deus é como o vento, é invisível, imaterial mas poderoso.

 

O Espírito Santo é uma pessoa?

Correto, o Espírito Santo é uma pessoa, não apenas uma força ou um poder. O próprio Jesus afirmou que Ele (Espírito Santo) é uma pessoa quando O chamou de nosso Conselheiro, algo que só uma pessoa pode ser (João 14,16-17). A Bíblia também confirma que Ele tem todas as caraterísticas de uma pessoa vejamos:

  • O Espírito Santo fala – a Bíblia conta que o próprio Espírito Santo falou com os discípulos como uma pessoa, não como uma força usada por alguém (Atos dos Apóstolos 13,2);
  • O Espírito Santo pensa quando sonda e compreende as coisas de Deus, tem capacidade intelectual (1 Coríntios 2,10-11);
  • O Espírito Santo se nós podemos entristecer o Espírito Santo, isso significa que Ele tem capacidade para sentir emoções (Efésios 4,30);
  • O Espírito Santo tem vontade – o Espírito Santo toma decisões, dando a conhecer a Sua vontade (Atos dos Apóstolos 16,7);
  • O Espírito Santo é enviado tanto da parte de Deus Pai e de Jesus, o Filho, e é uma parte integral da Trindade.

 

O que o Espírito Santo faz?

O Espírito Santo fala de Jesus – o Espírito Santo glorifica a Jesus e O torna conhecido a nós. É só por Ele que podemos conhecer Jesus (João 16,13-15).

O Espírito Santo convence o pecador – quando alguém é convencido do seu pecado e da justiça de Deus, isso é por ação do Espírito Santo, também conhecido como Espírito da Verdade (João 16,7-8).

O Espírito Santo transforma uma pessoa quando aceita Jesus como seu salvador, recebe o Espírito Santo, que atua na sua vida para a salvação. Por isso, o Espírito Santo é chamado Espírito de Vida (Romanos 8,2).

O Espírito Santo guia – o Espírito Santo nos ensina como viver como Deus quer. Ele mora dentro do crente e ajuda-o a encontrar o caminho que deve seguir. É Ele que nos ajuda a interpretar a Bíblia corretamente e a aplicá-la nas nossas vidas (Gálatas 5,16).

O Espírito Santo capacita – através da ação do Espírito Santo, podemos vencer o pecado e viver de maneira digna.

O Espírito Santo dá dons – Os discípulos receberam de Jesus dons diversos, pelo Espírito Santo tais como: discernimento, realizar milagres, profecia, interpretação, cura. Mas é o próprio Espírito Santo que operar esses dons em nós para ser bênção para todos (1 Coríntios 12,4-11).

 

Quem pode receber o Espírito Santo?

Recebemos o Espírito Santo pelo Batismo ele passa ser morada em nossa vida. Nos tornamos filhos de Deus. Mais adiante sua presença em nós se reforça com os outros Sacramentos.