Olá Flavia Esteves de Londrina - PR

Li sua pergunta, sem dúvida é muito interessante, entretanto aborda praticamente todo o capitulo 4 de João. Isto quer dizer que envolve um extenso trabalho de pesquisa e que resultaria várias páginas escritas. Além do mais queres a resposta abrangente implicações sociais, políticas e religiosas que trouxe para a Igreja antiga. Uma resposta de tal envergadura afasta os leitores, eles querem resposta curtas e objetivas e que atinjam sem delongas a questão a ser esclarecida.

Para início de conversa para teres noção da dimensão a ser exposta faço está colocação:

 

Como entender os samaritanos

Encontramos Jesus na terra dos Samaritanos, a chamada Samaria na sua capital Sicar. Já temos informações sobre a identidade dos samaritanos, onde vivem, sua religião, o templo separado dos judeus, a Bíblia que era formada somente com a primeira parte chamada livros de Moises e a forma política de se organizarem. O mundo judaico rejeitava os samaritanos por razões históricas, não falavam com eles não negociavam nem ingeriam alimentos por eles preparados para não se tornarem impuros, divergiam dos judeus como organização política. Outra restrição não transitava por seu território para não se tornarem impuros.

Jesus propõe algo diferente. Quanto a descriminação aos samaritanos. Os considera filhos de Deus, não descriminava, circulava pelo território, curou os 10 leprosos dos curados só samaritano agradece etc.

 

Jesus e a mulher samaritana

Neste dialogo de Jesus com a samaritana se quebra outro tabu. Jesus tem proposta nova. A mulher tem sua dignidade, ele fala com uma mulher (samaritana) coisa que os judeus não fazem, pede a ela água, e neste dialogo propõe algo de novo. Uma água que eliminará a sede para sempre.

Os discípulos todos judeus conhecedores da lei judaica estranham de sobre modo a atitude de Jesus, mas não falam.

No final desta passagem de Jesus pela Samaria muitos samaritanos se convertem e mais numerosos ainda se convertem os samaritanos que creram nas palavras da mulher.

 

Deixo uma proposta: Na minha vida como professor do Evangelho de João no Instituto de Teologia, trabalhei muito com os alunos utilizando a leitura dos 4 lados. Social, Religioso, Político e Econômico. Este texto se presta muito para este trabalho e compreensão da mensagem e proposta nova de Jesus. Deixo a sugestão para que faças a leitura pausadamente de João 4,1-42 e assinale os quatro lados Social, Religioso, Político e Econômico, certamente chegará a ótimas conclusões.

Penso que como conclusão da leitura deve aparecer as implicações que esta atitude de Jesus traz para a Igreja Hoje. Quanto a discriminação de Pessoas. Quanto a participação das mulheres.