Olá Osmar Neves de Vacaria - Rs.

Sua pergunta remeteu-me a pesquisa, para saber o que os comentaristas desta duas cartas aos Corintos discorrem.

Paulo evangelizando Corinto.

Paulo fixou residência em Corinto e durante 18 meses ali permaneceu evangelizando. Isto aconteceu do final de 50 d.C. até o ano de 52 d.C. E foi durante este tempo que Paulo escreveu as duas cartas. Paulo procurava com sua evangelização atingir os grandes centros do Império Romano. Corinto possuía um porto famoso e ali queria implantara fé em Cristo. Paulo pouco a pouco ali se estabelece, atingindo as classes mais baixas da população, que estavam mais abertas a sua mensagem. Corinto era uma cidade difícil de ser atingida, existiam muitas correntes de pensamento e religiões diversas.

Assim que Paulo enfrentou grandes dificuldades. A jovem fé cristã sendo anunciada na capital do paganismo suscitou para os que iniciavam no cristianismo, inúmeras duvidas e problemas de toda ordem. Querendo responder para seu grupo sobre todos estes problemas Paulo escreve duas cartas, com teor pastoral e de orientação.

Origem das duas cartas:

Como vimos nos argumentos acima a origem das duas cartas é clara, embora tenham pontos duvidosos. Assim que a primeira carta considerada “pré canônica” (1 Cor 5,9-13) possuem data incerta e não foi conservada.

Entretanto na estadia de Paulo em Éfeso por três anos (54-57), no decurso de sua terceira viagem missionaria, alguns membros da comunidade de Corinto trazem para Paulo algumas questões que não conseguiam resolver. Tudo isto leva Paulo escrever uma nova carta aos corintos que é esta dos Novo Testamento na passagem da Páscoa de 57.

Concluindo: respondendo à pergunta onde está a primeira carta. A resposta é está: foi perdida e oficialmente foi aceita a nova 1 Carta aos Corintios que temos agora no Novo Testamento. Tudo isto coloquei em forma reduzida. Sabemos outro sim que não existem passagens ou textos oficiais que comprovam esta forma de entender o sumiço da carta “pre-canônica” aos Corintos.