Olá Gislene de Porto Real - RJ

A maneira, prática e fácil entender o “Heth” e outras palavras hebraicas que aparecem no salmo 119 é conhecer as possibilidades dos gêneros literários nos escritos bíblicos do Antigo Testamento.

Salmo alfabético

O autor usou recurso literário, chamado de alfabético ou acrostico. Apresentando o salmo 119 para outorgar um elogio notável a lei, utilizando nas palavras iniciais de cada verso as letras do alfabeto hebraico. Este gênero literário é chamado de alfabético ou salmo alfabético. Este tipo de recurso literário também é conhecido do acróstico.

Na tradução do Hebraico para o Português como entendemos este Salmo alfabético?

A dificuldade ficou para nós que recebemos uma tradução do hebraico para o português e muitas palavras que começam com o “HETH” (◊?) que seria a letra “H” de nosso alfabeto, tem um som inexistente em português; tem o som do "j espanhol", com valor numérico para o hebraico 8 não coincide como a palavra hebraica. Portanto para a nossa compreensão devemos classificar este Salmo como do gênero literário alfabético ou acróstico.

Esclarecendo mais um pouco este gênero literário

Este salmo é considerado como uma meditação de gênero sapiencial. Classificado como o mais longo dos salmos obedecendo a um esquema literário dos mais rigorosos. Está distribuído em estrofes com oito versos cada uma e todos os versos da mesma estrofe começam pela mesma letra do alfabeto hebraico (ver Sl 119).

Nessa estrutura, o primeiro verso da primeira estrofe começa com a primeira letra do alfabeto hebraico, “álefe” (◊ź), os versos seguintes, com a segunda letra, “beth” (◊?), seguindo por todas as letras do alfabeto hebraico (são 22 letras). Muitos consideram que seria um recurso de memória para ajudar memorizar o salmo quando os cantores entoavam o salmo no Templo, (parece que a consideração é razoável).

O tema é a exaltação da lei divina dada ao povo hebreu, como revelação divina. Esta lei divina é o que existe de mais sagrado no povo hebreu. Ela não é um simples código de regras, mas expressa o amor de Deus ao seu povo. Outros Salmos seguem o esquema deste salmo alfabético: 18; 25; 33; 78; 89; 93; 94; 99; 103; 105; 111; 112; 147; 148.

Portanto:

  • O Heth – (◊?) É a 8ª letra do alfabeto hebraico. Tem um som inexistente em português; tem o som do "j espanhol"
  • O Heth = equivale a letra H “zh” do alfabeto Português com pronuncia forte e aspirada