Olá Paz de Lisboa Portugal!

 Respondo sua pergunta tendo como indicação o que a Teologia da Igreja Católica esclarece sobre os sacramentos.

A Igreja Católica tem como elementos de sua Teologia 7 sacramentos. Os cristãos batizados durante sua vida vão vivendo. São: Batismo, Crisma, Eucaristia, Penitência, Unção dos doentes, a Ordem e o Matrimônio. A Teologia das igrejas protestantes admite menos sacramentos.

Assim em forma reduzida colocarei algumas indicações bíblicas que fundamentam os sacramentos da Igreja Católica. Caso contrário a resposta ficariam muito extensa e os leitores abandonariam a leitura. Os sacramentos são estudados nas faculdades de Teologia e se reservam um semestre cada sacramento, portanto existe muito material escrito.

 

O que seriam os sacramentos?

Os sacramentos na ação da Igreja são vivenciados para a santificação dos homens e a edificação do corpo de Cristo. Se expressam por ritos, razão de se chamarem Sacramentos da fé. Concedem também a todos que vivenciam o sacramento a graça divina.

Alguns fundamentos bíblicos:

O Batismo

O próprio Cristo foi batizado por João Batista. (conf. Mt 3,13-17) E Jesus em sua despedida conclama aos apóstolos, ide por todo o mundo e batizai a todos em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. (conf. Mt 28, 12)

A confirmação

No crisma nos vinculamos diretamente a Igreja, e recebemos com especial vigor o Espírito Santo. Deste momento em diante estamos comprometidos como testemunhas verdadeiras de Cristo.

Portanto: A Crisma confirma e fortalece em nós o Espírito Santo recebido no Batismo, como aconteceu com os batizados de Samaria (At 8, 14-17). Na Crisma somos ungidos para o testemunho de Cristo.

Eucaristia

Participamos do Corpo do Senhor na fração do pão eucarístico, somos elevados a comunhão com ele e entre nós.

“Sendo um só pão, todos os que participamos deste pão único formamos um só corpo”. (1Cor 10,17).

Penitência

O sacramento do Penitência reaproxima as pessoas de Deus, recebem o perdão de suas faltas que fizeram. A Igreja por sua vez procura levar estes que receberam o perdão a caridade e a oração.

Jesus começou a Sua pregação nos exortando à penitência: (Mt 4,17) – “Fazei penitência, porque está próximo o Reino dos Céus”. (Mt 4,17) Bíblia de Jerusalém.

Rejeitar a penitência é rejeitar a pregação de Cristo desde o princípio.

A unção dos enfermos

Textos clássicos sobre a oração aos doentes encontramos na carta de Tiago.

Ai encontramos pela santa unção dos enfermos e a oração dos sacerdotes toda a Igreja encomenda seus doentes ao Senhor, que sofreu e foi glorificado, para que Ele os alivie e salve. (Tg 5,14-16) Bíblia de Jerusalém.

Completando com Tiago 5,14 “Alguém entre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente em nome do Senhor.