Olá Jurandyr do Rio de Janeiro!

De fato, encontramos dificuldade em entender por que católicos usam o vinho com teor alcoólico em suas celebrações e as Igrejas evangélicas na sua maioria usam o suco de uva nas celebrações. Jesus nada determina simplesmente fala em vinho fruto da videira, seja o vinho fermentado, com teor alcoólico, ou suco de uva.

Para os católicos embora exista rigidez quanto ao uso do vinho de teor alcóolico em suas celebrações, sabemos que existem exceções. Comumente somente os sacerdotes nas celebrações católicas toma o vinho da celebração em pequena quantia, entretanto encontramos exceções quanto ao vinho, alguns sacerdotes por motivos de saúde estão impedidos de ingerir álcool, no caso dos sacerdotes que contraem a cirrose ou outras doenças que impedem o consumo do álcool, estes sacerdotes tem permissão de usar suco de uva nas celebrações, nem por isso as celebrações perdem o valor.

 

O que a Bíblia nos indica como orientação

A pergunta fala em suco de uva e do vinho, que na época de Jesus tinha teor alcólico. Jesus não determina nem suco de uva e nem vinho com teor alcoólico, fala apenas do fruto da videira.

O apóstolo Paulo em suas cartas demonstra preocupação encontrando problemas na Comunidade de Corinto com alguns membros nas celebrações que ingeriam uma quantidade maior de vinho e ficavam embriagados. Vejamos o texto:

“Cada um se apressa por comer a sua própria ceia; e enquanto um passa fome, o outro fica embriagado” (1Co 11,21). Bíblia de Jerusalém.

Assim, é bem possível que os primeiros discípulos usaram vinho com certo teor alcoólico na Ceia. Fica claro que eles estavam bebendo uma bebida que era feita do fruto da videira. Como era bem tradicional o uso de vinho na época e cultura de Jesus, podemos entender que era vinho alcoólico. O problema que Paulo teve de tratar na igreja de Corinto também parece apoiar essa ideia, pois os discípulos mantiveram a prática ordenada por Jesus. Assim, é bem possível que os primeiros discípulos usavam vinho com certo teor alcoólico nas Celebrações.

Entretanto, hoje em dia, é bem comum as igrejas evangélicas utilizem em suas celebrações da Santa Ceia o suco de uva. Aliás, a maioria das igrejas evangélicas tem está prática. Estaria ela errada biblicamente?

A orientação para a realização da Ceia foi dada pelo próprio Jesus Cristo e posteriormente seguida pelos discípulos. Jesus disse o seguinte:

“A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.” (Mt 26,27-28) Bíblia Almeida

Leia mais nesse link.