O leitor posta diversas questões:

1) Quem foi João? Quais os indícios de que ele escreveu esse evangelho?
2) Ele fala de Maria, de Família de Jesus e de outras figuras femininas? O Que e Como?
3) Como ele relata a Paixão,Morte e Ressurreição de Cristo?
4) Ele segue a cronologia? Ou seja os fatos são narrados conforme ocorram no tempo?
5) Como ele via Jesus? Com quais características? Quantos eu" eu sou"?
6) Quais as diferenças com o conteúdo dos demais evangelistas estudados?
7) Em sua opinião que seria a "marca", quais as características desse evangelho?


Olá Emanuella Castelo de Souza Leão de Brasília - DF

Agradecido pelo envio de perguntas sobre o Evangelista João. Entretanto o que nos envia não é uma pergunta sobre o evangelista João mas são nada menos que sete perguntas e ainda algumas merecem 2 ou três respostas por causa do assunto. Até poderia responder estas perguntas, resumidamente ou de forma mais compreensiva, mas acarretarias varias páginas escritas. Pela experiência que temos perguntas com respostas longas são descartadas da leitura do leitor. Por este motivo, atendendo a sua pergunta respondo a primeira, alertando ainda que do evangelista João existem no portal muitas respostas que contemplam sua pergunta.

 

Quem foi João evangelista?

O apóstolo João, filho de Zebedeu foi chamado por Cristo para ser seu discípulo. Dos doze apóstolos, tornou-se o mais destacado teólogo e seus escritos provam isto. Ele morreu de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos. Segundo bispo Polícrates de Éfeso em 190 d.C (atestada por Eusébio de Cesárea na sua História Eclesiástica, 5, 24), o Apóstolo "dormiu" (faleceu) em Éfeso. Atualmente na cidade Éfeso em seu complexo das ruinas encontra-se uma antiga Igreja mandada construir pelo Imperador Constantino, justamente no lugar da sepultura considerada de João. Segundo algumas interpretações João era o apóstolo que Jesus mais amava. Ele tinha um enorme afeto pelo Senhor e vice-versa.

 

Características de João

Seu estilo é simples. A maior parte dos termos utilizados são palavras comuns, como a estrutura é largamente assindética, com muitas repetições. Segundo algumas avaliações, estas características tornam o texto cansativo para a leitura. parece que está distante da realidade.

Seu pensamento é profundo. Provavelmente nenhum livro do Novo Testamento explorou tanto este aspecto literário, se fala seguidamente sobre verdade, vida eterna, renascimento para o alto, novo nascimento etc. Na leitura do texto somos colocados em outra realidade, uma realidade espiritual.

As outras perguntas sobre o evangelista, deixemos para uma próxima oportunidade.