Olá Anthony Luan da Silva de Souza de Porto Alegre!

Encontramos ao longo da Bíblia passagens que nos indicam o jeito de viver dos adolescentes descritos nos escritos Sagrados. Vou me ater a figuras do Antigo Testamento para que a resposta não se torne muito longa.

A partir de alguns personagens expressivos do Antigo Testamento, como Moises, Samuel, Daniel, Davi e outros, suas vivência durante a adolescência, descritas na Biblia poderem entender em modo geral como a adolescência no Antigo Testamento era vista e como atuavam dentro da sociedade.

Em modo geral lembramos mais das pessoas de renome do Velho Testamento por causa das coisas que fizeram quando adultas porem às vezes descobrir alguns indícios de como eram as pessoas notáveis na adolescência. Conhecendo suas decisões suas escolhas e o que eles fizeram

Moisés salvo das águas.

 

Quando bebe foi encontrado em  meio aos juncos e levado ao palácio do Faraó e criado como príncipe. Na adolescência  Moisés recebeu educação da melhor qualidade. Em sua adolescência, aprendeu a ler e a escrever em egípcio.

Samuel com nascimento abençoado.

O nascimento de Samuel foi um presente de Deus a Ana, sua mãe. Foi entregue a Senhor para ser criado pelo sacerdote Eli. Neste ambiente sacerdotal Samuel cresceu, quando tinha por de 12 anos, foi chmado pelo Senhor no meio da noite (ver 1 Samuel 3,4-10). Mesmo sendo adolescente Samuel aprendeu a ouvir a voz do Senhor. Esse foi o começo de sua preparação para tornar-se profeta.

Daniel serve no Palácio Real da Babilônia.

Com sua família e seu povo foi levado a Babilônia. Na adolescência Daniel e três amigos foram levados para servir no palácio do rei. Ainda sendo adolescentes, eles se recusaram a comer e a beber o que era servido no palácio.

Guardando os mandamentos  foram abençoados. Deus proporcionou a eles conhecimento e habilidades. O rei percebeu que os quatro rapazes eram “dez vezes mais sábios do que os magos astrólogos que havia em todo o seu reino”.

José levado ao EgitoJosé era ainda adolescente quando seus irmãos mais velhos o venderam para mercadores que o levaram como escravo para o Egito. José foi abençoado por Deus. Trabalhou de escravo para Potifar e tudo em que José trabalhava prosperava (ver Gênesis 39,3-4). José torna-se um líder no Egito, abaixo apenas do Faraó. Seu sucesso lhe deu condições de ajudar a própria família numa época de fome.

Rute assume um novo Povo.

Rute era uma jovem adolescente quando morreu seu primeiro marido, filho de Noemi. Acompanha sua sogra e aceitar o que lhe foi ensinado a respeito do Deus de Israel. Ela disse a Noemi:

Para onde fores, irei também, onde for tua morada , será também a minha; teu povo será também o meu povo e teu Deus será o meu Deus” (Rute1,16) Bíblia de Jerusalém.

Rute casou-se novamente e se tornou bisavó do rei Davi, em cuja linhagem Jesus Cristo viria a nascer.

Davi, Rei de Israel:

 

Davi aparece nos escritos bíblicos como sendo o caçula de oito filhos que moravam em Belém. De menino salva as ovelhas de seu pai do ataque de um leão e de um urso. Já adolescente, Davi foi escolhido pelo profeta Samuel para tornar-se rei (ver 1 Samuel 16,12-13). O Senhor disse ao profeta Samuel que seria o menino Davi o rei de Israel. Samuel passa a crer que o Senhor olha para o coração” (I Samuel 16,7).

Concluindo:

Olhando estes personagens bíblicos podemos entender como era a adolescência, homens e mulheres, nos tempos Bíblicos. É durante adolescência, idade mais que o suficiente é que os jovens viventes em tempos bíblicos começam a preparar-se a respeitar o Senhor Deus e fazer a vontade divina.

O jovem nestes tempos bíblicos é desafiado a buscar e a viver a justiça que vem de Deus, não existe necessidade de tornar-se adulto para que isto aconteça.