Olá Salomão Costa de Vila Velha PR!

 Sua pergunta se refere ao significado do sangue e água saídos do lado de Jesus após o ferimento causado pelo soldado romano.

Encontramos na Bíblia a palavra água utilizada muitas vezes trazendo do sentido de purificação e limpeza. No Judaísmo a água é muito utilizada antes de qualquer ação importante. Antes das refeições lavam as mãos. Antes de entrar no Templo de Jerusalém os judeus lavavam seus pés, Jesus foi batizado no rio Jordão com água etc...

 Por outro lado encontramos a palavra sangue na Bíblia com o significado de vida.

Fomos purificados de nossos pecados pelo suor de sangue que escorria no rosto de Jesus vejamos o texto de Lucas 22,44:

"E, cheio de angústia, orava com mais insistência ainda, e o suor se lhe tornou semelhante a espessas gotas de sangue que caiam por terra” (Lucas 22,44) Bíblia de Jerusalém.

Ainda podemos falar do sangue saído das costas de Jesus durante a flagelação, o do sangue vertido de sua cabeça pela coroa de espinhos. Ou de suas mãos perfuradas pelos cravos que o fixaram na cruz. Este era o sangue vivo de Jesus, não sacrificado.

Entretanto o sangue saído do lado de Jesus pela lança do soldado é o que purifica de todos os nossos pecados.

Na carta aos Hebreus se entende a passagem que diz Hebreus 9,22:

“Segundo a Lei, quase todas as coisas se purificam com sangue: e sem efusão de sangue não há remissão.” (Hebreus 9,22) Bíblia de Jerusalém.

Ainda quanto a água São Paulo aos Efésios nos fala Ef. 5,26:

“Afim de purificá-la com o banho de água e santificá-la pela palavra”. (Efésios 5,26) Bíblia de Jerusalém.

Portanto estes dois elementos, água e sangue de Jesus saídos de seu lado e o Espírito, vindo das alturas, testemunham que temos a vida de Deus em nós.