Olá Luis Carlos dos Santos de Jales - SP

Encontramos sua pergunta no evangelho de Lucas 16,1-13, onde é descrita a  parábola de um homem rico que possuía um administrador infiel (ou mordomo ou administrador prudente), junto com a compreensão nos versículos 9-13.

 

De forma reduzida a parábola assim nos diz:

Ameaçado de ser demitido de sua cargo, o administrador chama “cada um dos devedores do seu senhor” e lhes diminui as dívidas. Por este meio ele procurou conquistar a amizade dos devedores, para que no futuro, ao ser ele efetivamente demitido, estes o recebessem “em suas casas” (verso 4). Continuando Cristo afirma: “E eu vos recomendo: das riquezas de origem iníqua fazei amigos; para que, quando aquelas vos faltarem, esses amigos vos recebam nos tabernáculos eternos”.

 

Como entender esta passagem?

.O que Jesus quis dizer com a parábola do administrador infiel?

Qual é seu ensinamento?

Esta Parábola ajuda entender a proposta de Jesus?

Essa parábola costuma trazer dificuldades de compreensão e cria certa confusão na interpretação,pois Jesus parece enaltecer o exemplo de um administrador espertalhão e infiel. Entretanto de forma reduzida podemos entender a frase da pergunta: “granjeai amigos com as riquezas da injustiça” que aparece no versículo 9 do seguinte modo:

Por meio dessa parábola, Jesus convida os discípulos a serem tão hábeis no serviço do Reino de Deus quanto os espertalhões desse mundo em seus negócios escusos.

 

Concluindo a partir da analise do contexto da Parábola:

Analisando o contexto desta Parábola a passagem do versículo 9 esclarece o fato de que Cristo não está estimulando aqui o suborno ou a aplicação indevida dos recursos financeiros, pois logo no verso 11 Ele mesmo incentiva a fidelidade falando “na aplicação das riquezas de origem injusta”.