Olá Lucas de Tanabi - SP!

Para responder sua pergunta, voltei-me ao processo agrícola em Israel. A plantação da cevada, do trigo e da ervilha. A colheita destes cereais e a separação dos grãos da palha para o armazenamento.

Época do plantio da cevada e do trigo e lentilha.

Em Israel as primeiras chuvas chegavam em outubro. Era o tempo em que

o lavrador  semeava  a cevada e trigo e a lentilha. Continuava a chuva a cair por intervalos durante os meses de novembro e dezembro, havendo ainda em março e abril dias chuvosos.

Começava o verão até outubro, o tempo é seco, o céu sem nuvens.

Mas no mês de outubro o chão é amolecido pelas chuvas, principia a semeadura de trigo, cevada e lentilhas.

A ceifa começa no fim de março ou princípio de abril. A colheita da cevada vem primeiro, sendo a última a do trigo em meados de maio.

O que significa a cevada na eira

O tempo da colheita da ceifa durava sete semanas. A cevada era segada com uma foice e reunida em molhos, levados para a eira, um terreno circular, exposto ao vento, com uns vinte metros de diâmetro.

Toda a colheita era colocada na eira.

Na eira o grão era liberto da palha mediante o andar de bois ou jumentos sobre a cevada. Existiam ainda outros meios para debulhar os grãos das espigas.

Depois, quando soprava levemente o vento, levantava-se com pás de madeira a palha com o grão, caindo este na eira e levada a palha pelo ar fora. A cevada ainda era limpa das pedras e impurezas agitado numa joeira (Amós 9.9). A palha mais comprida servia de alimento para os bois (Isaías 11,7), não tendo valor a restante. Depois de todo este processo a colheita era armazenada em lugares subterrâneos (Jeremias 41.8). A cevada era o alimento dos pobres na época de Jesus, o pão era de qualidade inferior.

Para o trigo o processo era o mesmo.