O cuidado do Senhor com o seu povo, liberado da escravidão no Egito, durante os 40 anos de caminhada pelo deserto, em direção da Terra Prometida, é total. Ele acompanha seu povo e cuida dele como o pai de um filho. Esse é o período em que Deus se revela como o Deus de um povo e é também nesse tempo que Israel se reconhece como escolhido pelo Senhor.

Recordando brevemente a história, os descendentes dos patriarcas tinham ido para o Egito por causa de uma carestia na terra de Israel. Foram bem acolhidos graças à presença de José, aquele filho de Jacó que os irmãos haviam vendido, porque invejosos. Os descendentes se multiplicaram no Egito e, com as mudanças políticas no país, se tornaram escravos. Moisés foi enviado por Deus para libertá-los. Conhecemos bem essa saga: as 10 pragas, a fuga do faraó e a travessia do Mar Vermelho... Depois do Mar Vermelho vem a caminhada pelo Deserto, do Egito até o ingresso na Terra Prometida. Toda essa história e contada principalmente pelo livro do Êxodo. A estadia no deserto começa particularmente a partir de Êxodo 15,22 e vai terminar nos primeiros capítulos do livro de Josué, com a conquista de Jericó, que é a primeira cidade conquistada pelo povo hebreu depois da caminhada pelo deserto.

 

Como YHWH cuidou do seu povo?

Não é uma pergunta fácil de responder, principalmente de maneira breve. De qualquer forma poderia dizer que, de maneira empírica, bastaria esfolhar o livro do Êxodo e ver os milagres, as narrações e histórias que acontecem com o povo enquanto caminha pelo deserto. Há milagres que sublinham como o Senhor não deixa faltar nada para o povo: faz brotar a água da pedra e manda o alimento, quando o povo tem fome. Mas muito mais importante que esses itens materiais é o ensinamento que transmite ao povo. Lembremos que Torá, que Moisés recebe durante esse período de 40 anos no deserto, no Monte Sinai, significa exatamente “ensinamento” e não "mandamento", como costumamos entender. Deus revela para o seu povo quais são seus ensinamentos, aquilo que o povo precisa fazer pra viver bem.

Todos os ensinamentos recebidos pelo povo hebreu no deserto não foram suprimidos pela Boa-Nova ensinada por Jesus, mas foram revelados plenamente. É por isso que a história do povo judeu é reveladora e fundamental ainda hoje para nós cristãos.