Olá Frei Smaley Manaus - Am!

Olha, não sei se poderei responder sua pergunta como gostarias.

Como és uma pessoa religiosa dependerá de seus superiores para tem liberar e indicar um estudo bíblico para fazer. Os superiores têm sempre seus critérios. Deverias, para início de conversa, falar com eles e ver o que eles pensam e como aceitam sua proposta.

Com experiência própria em estudo da Bíblia, nós brasileiros temos algumas barreiras, que são as línguas bíblicas, grego e hebraico sem falar do aramaico. Nos cursos de teologia não temos em seus currículos o estudo destas línguas.

Falas que és Frei, se no caso fores franciscano o caminho mais fácil e possível é ir estudar em Israel, onde existe vários cursos de Bíblia no Studium Biblicum Franciscanum, em Jerusalém, sobre Bíblia. Seria o melhor lugar para estudares Bíblia e poderias ter algumas facilidades.

Outro caminho seria ir para Roma onde existem os Cursos bíblicos Oficiais da Igreja de Bíblia, no caso o Instituto Bíblico. Ali poderia estudar, só que dependeria de suporte econômico da congregação ou Bolsa de Estudos. Para nós Brasileiros, ter que pagar alojamento, alimentação, transporte e estudo é impraticável.

No meu caso tive a graça de receber bolsa de estudo par estudar em Jerusalém com os franciscanos, onde fiz licença e doutorado bíblico.

O que indico é que deves procurar todos os caminhos e possibilidades para concretizar está sua ideia. Que sejas acompanhado por Deus nesta tua busca.