Olá Leticia de Souza Alves de São Paulo - SP

A compreensão do significado dos números que aparecem ao longo dos livros da Bíblia é de grande importância porque cada um deles nos ajudam a compreender a mensagem divina expressa nos livros sagrados. Não podemos ignorar a importância do número 40 que aparecem tantas vezes, o número 12 etc. O apocalipse se especializou em utilizar números nos seus escritos existem muitos.

Entretanto o número 9 não aparece no livro do Apocalipse.

Temos conhecimento que na série dos primeiros números de um a dez o último que tem um só digito é o número 9. Este número 9 tem um sentido de plenitude.

Na Bíblia, entendemos o número 9 como o número que Deus recomeçou uma aliança com a humanidade após o dilúvio, em Gênesis 9,9.

Portanto mesmo que o número nove não apareça no Apocalipse ele passa ser entendido com dois significados: pode significar ingratidão. Isso lembra a passagem da cura dos 10 leprosos e que foram nove os leprosos que não voltaram para agradecer (Lc 17,11-19) Ainda o número nove pode significar uma obra humana incompleta: pois o nove é a combinação de quatro mais cinco, ou seja, a criação mais a responsabilidade.

Ou ainda temos nove dons do Espírito.

Por isso que na carta aos Gálatas onde aparece o catálogo dos vícios e virtudes encontramos nove frutos da carne e nove frutos