Olá Damião Marcos Silva Alexandrino de Quixada - CE

Li com atenção sua pergunta depois perguntei-me o que motivou o leitor a fazer esta pergunta. Ele conhece já a Bíblia. Leu algum livro da Bíblia. Fez algum estudo introdutório.

Depois notei que não adiantaria fazer estas perguntas para mim mesmo se o leitor, nada disto perguntou: simplesmente quer saber o significado da Bíblia.

Trabalhei muitos anos com grupos de iniciação Bíblica, ou nas aulas de Bíblia nos cursos de Teologia. Sempre na introdução se faz um apanhado geral, da importância, significado e motivos em estudar e conhecer a Bíblia.

Assim de forma suscinta vou procurar colocar alguns elementos que possam te ajudar a descobrir o significado da Bíblia, para a vida do seguidor de Jesus Cristo.

Sempre se começa dizendo a Bíblia é uma coleção ou compilação de livros sagrados, contendo as histórias, doutrinas, códigos e tradições que guiam os cristãos, com base na tradição judaica (Antigo Testamento) e na divulgação do Evangelho (Novo Testamento). Para nos cristãos conhecer a doutrina de Jesus contida nos evangelhos é o mais importante.

O nome Bíblia deriva do grega βιβλίον (biblíon), que significa pergaminho, papiro ou livro, e da expressão grega que significa livros sagrados.

A bíblia foi escrita por muitos autores (40 autores) ao longo de muitos anos aproximadamente 1600 anos. A Bíblia inicia com o livro do Gênesis e (1445 a.C.) sendo o último livro é o Apocalipse (96 d.C. Em três línguas oficiais foi escrito: hebraico, aramaico e grego.

Foi traduzida para mais de 2.500 idiomas e está disponível em diferentes versões, de acordo com as tradições e suas traduções. Atualmente, também está disponível em formato digital.

Podemos também ver a Bíblia no sentido figurado, o termo bíblia também é usado para se referir a um livro importante, uma espécie de “guia relevantes para áreas específicas. Por exemplo, a Bíblia de Administração de Empresas, a Bíblia do Músico, a Bíblia do Futebol, etc.

Recomendo continuar a leitura de alguma introdução a Bíblia, todas elas trazem informações para que aos poucos possa conhecer a importância deste livro para nossa vida com Deus.