Exegese é o estudo científico que tem como objeto um determinado texto. É possível fazer exegese de qualquer obra literária. Exegese bíblica, portanto, é o estudo do texto da Bíblia. O adjetivo "científico" sublinha que nesse processo se aplicam critérios definidos pelas várias ciências que podem servir como instrumento para melhor entender o texto. Essas ciências podem ser de caráter literário, histórico, arqueológico, sociológico, etc. Por exemplo, os resultados de escavações arqueológicas podem ser usados pelos exegetas para entender melhor um determinado texto bíblico.

 

Exegese e fé

O que suscita bastante discussão é a relação entre exegese bíblica e fé cristã. Se regressamos ao passado, no tempo dos padres da Igreja, a relação entre esses dois aspectos era muito linear e pacífica, pois a exegese era guiada pela fé e destinada exclusivamente a alimentar-la. Hoje em dia, a exegese é menos ligada à fé, visto que pode ser praticada por pessoas que têm fé, mas também por ateus. Existem, portanto, exegetas que não se encontram no mesmo nível de relação com a fé. Há inclusive quem diga que a fé deve ser deixada fora da exegese. Outros, ao invés, pensam que a fé ajude a exegese científica a alcançar o seu objetivo.

Em síntese, penso que alguns modos de crença podem obstacular os progressos da exegese, mas outras formas de fé podem ser de grande utilidade para o seu desenvolvimento. Da mesma maneira, há alguns tipos de exegese que são de grande utilidade para a fé, mas outros a podem colocar em perigo.

A fé pode sentir-se ameaçada pela exegese moderna, que usa sobretudo o método histórico-crítico, que, por causa da sua índole críitica, questiona muitas coisas e tem como resultado inevitável suscitar dúvidas e até mesmo minar completamente várias convicções que pareciam fazer parte da fé. O estudo crítico do Pentateuco, por exemplo, mostrou que estes cinco livros, como os temos, não são obra de Moisés, mas contêm textos de várias origens e de várias idades. Da mesma forma, o estudo crítico dos Evangelhos mostrou que eles não são grandes narrativas cada um escrito por um único autor, que teria relatado um testemunho direto do que Jesus tinha dito e feito, mas sim contém uma coleção de pequenas unidades literárias que nascem da catequese da Igreja primitiva.

A nossa reação diante realidades como essas duas apanas mencionadas, revela o que é exegese bíblica e, sobretudo, que papel ela tem na nossa fé.