A pergunta do nosso leitor se encontra aqui abaixo na íntegra:

Num momento de desespero, fiz uma promessa dizendo que não iria colar nas provas. Infelizmente estavam muito difíceis e estava com dificuldades. Então colei.Mas antes pedi pra Deus trocar essa promessa por outra, de ler pelo menos 1 proverbio por dia, durante 6 dias (o total de provas). Quero saber se é muito grave e como posso obter o perdão do Senhor, que quero muito.

Não se preocupe, pois Deus perdoa sempre um nosso desvio, se sabe que queremos melhorar e se fazemos de tudo para que isso aconteça.

A sua atitutude certamente revela a grande confiança que você tem em Deus. A nossa fé se traduz em gestos concretos que aprendemos com as pessoas e o ambiente com que convivimos. Esses gestos podem ser orações, presença nas celebrações, promessas individuais. Todos nós, cada um na própria maneira, pratica essas coisas no âmbito da fé, da relação com Deus. Se a vida não fosse preenchida com tais gestos, nossa fé seria pouco expressiva. Uma delas, especialmente no seu caso, é a promessa.

A promessa é muito comum na Bíblia e exprime, como dito, a confiança em Deus. Mas é também Deus que promete, testemunhando a sua confiança nas pessoas. Todavia, precisamos prestar atenção a um comportamento que pode vir junto com as promessas, que pode revelar uma certa infantilidade na nossa relação com Deus.

Muitas pessoas fazem um tipo de comércio com Deus: eu dou isso em troca daquilo. No seu caso poderia ser tipo: não colo nas provas e você, Deus, me faz ter uma boa nota. Isso é completamente errado, pois Deus não dá seus benefícios em base ao nosso comportamento. Deus é sempre igual, bom com todos: "faz chover sobre bons e maus". Muitas vezes pensamos que precisamos acalmar a ira divina e isso seria com nossas ações. Não é assim! Aquilo que precisamos fazer é provocar a mudança em nós. E para isso servem as promessas. Quando você diz: "não vou colar", está invocando a graça divina, que sempre está à disposição, para que você deixe de lado essa prática incorreta. Em Deus você encontra forças para isso, como uma luz que ilumina seus passos nessa "escuridão".