A visão da mulher e do dragão é o texto de Apocalipse 12: um sinal grandioso apareceu no céu: uma mulher vestida com o sol... Apareceu então outro sinal no céu: um grande Dragão... O dragão postou-se diante da mulher que estava para dar à luz...

A explicação dessa passagem, caracterizada por uma linguagem apocalíptica, onde a simbologia é fundamental, ganhou espaço em todas as etapas da reflexão teológica e espiritual. Não há uma explicação que exclui outras, pois a Bíblia é um livro aberto e integra, ao mesmo tempo, várias leituras, especialmente se o texto em questão é em si uma mensagem simbólica. Aqui abaixo elenco algumas reflexões sobre quem é essa “mulher”, o seu “filho” e o “dragão”.

 

Interpretação ligada à situação do autor:

Mesmo se não parece, o Apocalipse tem muito a ver com a história vivida pela comunidade do autor. De fato, profecia não tem a ver necessariamente com futuro, mas com leitura da realidade em que está inserida. Sob essa perspectiva, muitos dizem que enquanto os capítulos 4-11 explicam a situação externa à igreja, as visões dos capítulos 12-19 falam sob o ponto de vista interno da igreja. Essa leitura vê na “mulher” a própria igreja e o “dragão” como o império romano, que a perseguia.

 

O resto de Israel

Alguns interpretam os capítulos 12-19 como continuação da profecia que anunciava a destruição de Jerusalém, no Apocalipse identificada com a Babilônia. Sob esse olhar, a “mulher” seria o resto fiel de Israel e o Filho é o Messias, que nasce da dor, isto é do período de sofrimento de espera do Cristo. O Dragão, invés, é a união de todas as bestas já apresentadas em Daniel 7, que representa a tentativa de Satanás de criar um império mundial. A mulher que escapa representa a fuga dos cristãos, que fogem de Jerusalém antes que venha destruída.

 

Cristo, Maria, a igreja e o mal

Ponto de vista futurístico:a mulher representaria Israel, como descrito em Gênesis 37,9, e o filho é Cristo, que governa as nações com um cetro de ferro, como em Salmos 2,9. Alguns ligam a mulher à Maria, mãe de Jesus. Outros veem a “mulher” como a igreja e o seu filho seriam os cristãos que perseveram até o fim e que reinarão, como dito em Apocalipse 2,26-27. O dragão é o mal, Satanás, que contrasta os valores da igreja.

 

Interpretação simbólico

A visão descreveria a ascensão de Cristo. A mulher representa o resto de Israel e, ao mesmo tempo, todo o povo de Deus no decurso de toda a história. O dragão é Satanás, que quer destruir o Messias, que nasce. As 7 cabeças é a autoridade em si, enquanto que os dez chifres representam a força política e ou militar. O dragão, que não consegue destruir o filho, persegue, invés, o povo de Deus, que é representado pela mulher.