Olá Patrícia do Rio de Janeiro - RJ!

As pessoas gostam de perguntar o nome de pessoas em que o texto bíblico omite e caracteriza como homem ou mulher ou alguém etc., sem citar o nome, pois na narrativa o interesse é outro a mensagem é outra.

De ante mão já posso adiantar, que a pergunta encaixa-se no grupo das curiosidades bíblicas, pois o redator do texto não preocupou-se em citar o nome da pessoa mas utiliza termos indicativos como “um homem”, o “homem que leva a bilha na cabeça” o “dono da casa”.

O texto bíblico de Marcos 14,13-15, dará a resposta para a sua pergunta. Vejamos como não aparece o nome do homem que emprestou sua casa para a última ceia de Jesus com os Apóstolos.

 

Jesus não tinha uma casa para celebrar a Páscoa

Aproximava-se o dia da Páscoa Judaica e a tradição religiosa do judaísmo pedia que naquela noite, Jesus e Seus discípulos compartilhem os pães ázimos com ervas amargas, memorial da saída da terra do Egito, o grupo de Jesus tal como todos os judeus, iria realizar este preceito. Entretanto surge uma dificuldade Jesus não tinha casa, não tinha um lugar para reunir Seus discípulos.

Jesus encontra uma solução:

“Enviou então dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade. Um homem levando uma bilha d’água, virá ao vosso encontro. Segui-o. Onde ele entrar, dizei ao dono da casa: O Mestre pergunta: Onde está a minha sala em que comerei a Páscoa com os meus discípulos? E ele vos mostrará no andar superior uma grande sala arrumada com almofadas. Preparai-a ali para nós.” (Marcos 14,13-15). Bíblia de Jerusalém.

Os discípulos encontraram aquilo que Jesus havia falado. Seguiram o homem da bilha, entraram na casa e o dono da casa disponibilizou uma grande sala, no andar superior da casa e ali os discípulos prepararam a ceia.

O nome do dono da casa não aparece somente o homem que levava uma bilha.

Como podemos ler não aparece o nome do homem que disponibilizou a sala para Jesus e os discípulos celebrarem a Páscoa.